NASA suspende caminhadas espaciais por vazamento de água em trajes

Água dentro de traje espacial pode ser fatal

NASA suspende caminhadas espaciais por vazamento de água em trajes
Créditos: Divulgação/NASA

A NASA informou nesta quarta-feira a suspensão de todas as caminhadas espaciais na Estação Espacial Internacional (ISS). O motivo foi mais um caso de vazamento de água dentro do traje espacial utilizado pelos astronautas para realizar as EVAs, sigla em inglês para atividade extraveicular. Os atuais trajes espaciais possuem mais de 40 anos e apenas 18 em condições de uso estão na ISS

04/04/2022 às 14:30
Notícia

Rússia ameaça Estação Espacial Internacional se sanções não f...

Módulos russos são responsáveis por ajustar órbita da ISS

Vazamento é perigoso em gravidade zero

O último caso, responsável pela decisão da NASA de suspender as EVAs, aconteceu em março deste ano. Na ocasião, o astronauta da Agência Espacial Europeia Matthias Maurer percebeu a presença de água e umidade no capacete após o fim de uma caminhada espacial (a sua primeira) de sete horas, na qual ele e o astronauta da NASA Raja Chari instalaram cabos em um radiador da Estação

Em uma reunião na semana passada, o Conselho de Segurança Aeroespacial da NASA decidiu suspender as caminhadas espaciais. Susan Helms, ex-astronauta de integrante do Conselho explicou que que a Agência levou em conta o risco no qual os trajes espaciais estão colocando os astronautas e destacou que esse equipamento já está envelhecendo. 


Vista da Terra através da Estação Espacial Internacional. Créditos: Divulgação/NASA.

Esta é a terceira vez que um vazamento acontece. O primeiro foi em 2013 com Luca Parmitano, também da ESA. Na ocasião, a quantidade de água quase afogou Parmitano. Por causa da ausência de gravidade, a água circula livremente dentro do capacete. O astronauta quase se afogou quando a água cobriu o seu nariz, que poderia levar a um afogamento. O mesmo traje foi usado em 2015 pelo astronauta da NASA Terry Virts. Virts notou gotas de água e umidade no capacete, mas não sofreu o mesmo problema que o colega da ESA.

NASA já criou novos trajes espaciais, mas a falta de aporte financeiro atrasou o lançamento. Com isso, os trajes antigos tiveram sua operação estendida para até 2028. Dado esses novos casos, a Agência terá que acelerar a introdução do novo traje.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Gizmodo
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.