NASA usa Realidade Virtual para ensinar astronautas a viver em Marte

A Unreal Engine 5 será usada para viabilizar este projeto

NASA usa Realidade Virtual para ensinar astronautas a viver em Marte
Créditos: NASA / Buendea / avalanchenoticias.com.br

De acordo com informações veiculadas na mídia internacional, a NASA utilizará o motor gráfico moderno com ênfase na atual geração de consoles e computadores, Unreal Engine 5, para criar um ambiente digital baseado em informações reais do planeta Marte. A ideia é auxiliar futuros exploradores espaciais. Serão ensinadas tarefas fundamentais para as missões, como trabalhar, viver e construir em outro planeta.

Um concurso com um fundo de premiação, valendo US$ 70 mil, foi anunciado para viabilizar o projeto, e estão convidados todos os que quiserem participar. A competição é um acordo entre a Buendea, companhia responsável por criar o Mars XR para a NASA, e a Epic Games, responsável pelo motor gráfico. As seguintes categorias de simulação de vida futura em solo marciano estarão presentes na disputa: “Serviço”, “Inteligência”, “Arranjo de acampamento”, “Explodir a mente” e “Pesquisa científica”.

Quem escolher ser treinado para essa missão virtual aprenderá a construir bases, realizar pesquisas científicas, preservar sistemas de engenharia, utilizar veículos de exploração para estudar novos territórios, e administrar pesquisas geológicas. Até o momento, a Buendea criou 400 km² de uma superfície digital que visa simular a gravidade do planeta vermelho, e inclusive apresenta mudanças de dia, variedade de objetos, veículos e trajes de proteção espaciais.

Escolheram a Unreal Engine 5 porque é uma das mais modernas, aspecto fundamental para a imersão no ambiente digital. Os ganhadores receberão a oportunidade de propor suas ideias no Mars XR, podendo integrar suas criações ao projeto apoiado pela NASA. Confira algumas fotos das criações no motor gráfico:

(Créditos: NASA / Buendea / avalanchenoticias.com.br)

Uma alteração que precisaria ser feita, caso queiram preservar a realidade proposta, é que as pessoas não trabalharão na superfície de Marte, dadas as peculiaridades que existem na região ainda pouco explorada — como ausência de atmosfera e a radiação mortal. Será necessário cavar buracos para que os trabalhos possam ser desenvolvidos, ou mesmo buscar cavernas e/ou outras proteções similares. De toda forma, este é um início promissor.

Continua após a publicidade

19/05/2022 às 18:54
Notícia

NASA suspende caminhadas espaciais por vazamento de água em t...

Água dentro de traje espacial pode ser fatal

Qual é a sua opinião sobre este tema? Compartilhe o seu ponto de vista no campo de comentários e nas nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: avalanchenoticias.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.