Uma pesquisa divulgada na Science Magazine mostrou que cabos submarinos de internet têm a capacidade de detectar terremotos. A descoberta pode revolucionar a detecção do fenômeno natural, ampliando a rede de monitoramento e barateando o custo com sensores. A pesquisa foi liderada pelo Laboratório Nacional de Física do Reino Unido (NPL) em parceria com Google, Universidade de Edimburgo, Centro de Pesquisas Geológicas Britânico e Instituto Nacional de Pesquisa Meteorológica da Itália.
Google inicia instalação de cabo submarino na África
Empresa conectou Togo ao cabo Equiano, que ligará Europa e África do Sul
Terremotos alteram velocidade de transmissão dos cabos
A instalação de sensores permanentes para monitorar terremotos no oceano tem um custo elevado e poucos existem no mundo. A enorme maioria dos sensores de terremotos estão em terra. Entretanto, há centenas de cabos de fibra óptica usados para conexão com internet instalado no assoalho oceânico. Existem mais de 400 cabos submarinos instalados no mundo todo, cobrindo uma distância de aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros.
Alguns cabos submarinos pelo mundo. Extensa rede pode servir como detector de terremotos e outros fenômenos. Créditos: Facebook/Google/Telegraphy.
O pesquisador Giuseppe Marra, da NPL, explicou que pequenas variações em temperatura, pressão e vibrações podem alterar, de maneira bem pequena, a velocidade na qual a luz viaja por dentro dos cabos. Assim, utilizando instrumentos capazes de detectar essas variações é possível detectar eventos naturais. A equipe de pesquisadores do estudo conseguiu detectar terremotos e outros "sinais oceânicos" (como ondas e correntes) através de instrumentos instalados em um cabo submarino de 5.680 km que conecta a cidade de Southport, na Inglaterra, com Halifax, no Canadá.
"Se aplicarmos essa técnica em um grande número de cabos nós podemos transformar essa infraestrutura subaquática em grande quantidade de detectores para terremotos, correntes oceânicas e mais", disse Marra.
Brian Baptie, outro pesquisador do estudo, comentou sobre esses outros fenômenos. "[...] há a possibilidade de medir outros fenômenos como vulcões submarinos e tsunamis", concluiu Baptie.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: BBC