A NASA divulgou recentemente que a sonda espacial Voyager 1, primeiro objeto fabricado pela humanidade que saiu do sistema solar e também o que se encontra mais longe da Terra, está passando por problemas. Segunda a agência espacial, a sonda espacial está enviando dados "estranhos" sobre a sua localização. Obviamente, teorias sobre alienígenas começam a surgir, mas isso não deve passar de um problema terrestre mesmo... Ou melhor, espacial.
Espaçonave da Boeing pode ser lançada amanhã
Missão faz parte de testes da empresa para voar astronautas da NASA
Alguém me viu aqui? Eu também não vi ninguém
A equipe da NASA responsável pela missão Voyager 1 informou que a sonda está enviando dados errados em relação a sua movimentação e orientação. Esses dados são enviados pelo Sistema de Controle de Altitude e Articulação (AACS na sigla em inglês). Este equipamento é o responsável por posicionar a antena da Voyager 1 em direção à Terra, utilizando informações do espaço interestelar onde está localizado. Segundo a NASA, os dados recebidos não estão de acordo com o que de fato está acontecendo à bordo.
Mas há uma boa notícia nisso tudo, mesmo que ela esteja "perdidinha" sobre o que está fazendo, o fato de receber e enviar sinal de volta para a Terra é indicativo de que sua antena está posicionada corretamente. Assim como aquele caso do bêbado procurando a chave que está na sua mão.
Na primeira foto, as posições relativas das sondas espaciais mais distantes da Terra. Na segunda foto, a Voyager I. Créditos: Divulgação/NASA.
Suzanne Dodd, uma das integrantes da equipe da missão Voyager 1 e Voyager 2, comenta que um "mistério como esse" está de acordo com o estágio no qual a missão se encontra. "Ambas espaçonaves têm quase 45 anos, que é bem mais do que os planejadores da missão imaginaram", disse Dodd. Apesar da idade, a Voyager 2 está funcionando normalmente, mas ela também não está tão distante como a Voyager 1.
Voyager 1 entrou no espaço interestelar em 2012
A Voyager 1 está há mais de 15 bilhões de quilômetros de distância da Terra. No espaço interestelar, onde ela está localizada, há uma enorme quantidade de radiação cujo impacto em espaçonaves é desconhecidos e a Voyager I ainda tem uma tecnologia de 45 anos atrás. Até que o problema seja resolvido ou compreendido, não há como saber se isso afetará o futuro da missão. De qualquer maneira, é esperada que ela se encerre em 2025.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Business Insider