Drone FPV indoor DJI Avata poderá ser próximo lançamento da DJI

Drones CineWhoop tem conceito para voos em locais fechados e com pouco espaço

Drone FPV indoor DJI Avata poderá ser próximo lançamento da DJI

O primeiro drone FPV Cinewhoop da DJI começa a ganhar força em vazamentos, indicando que o DJI Avata pode mesmo estar em projeto avançado e ser o próximo modelo de drone lançado pela DJI, aproveitando o segmento de drones FPV que está crescendo, especialmente pelas recentes imagens que esse tipo de drone tem proporcionado em campanhas de marketing dos mais variados tipos de negócios, além de coberturas de casamentos, shows musicais, eventos esportivos entre outros.

Drones FPV CineWhoop estão entre os modelos com as imagens mais imersivas que drones proporcionam

 

Quem vazou as novas imagens foi o famoso leaker OsitaLV, responsável boa boa parte dos vazamentos da DJI ao longo dos últimos anos. Para quem não conhece, ele junto com outros leakers como Jasper Ellens e DealsDrone acertam quase tudo quando se trata da gigante chinesa dos drones. Abaixo as imagens e também algumas informações que o leaker diz que o drone pode trazer, como tamanho das hélices  de 3 polegadas (que indica qual será o tamanho aproximado do drone além de outras características), distância de controle de 4Km com 28ms e transmissão de vídeo em resolução HD, câmera integrada com suporte a 1080p com possibilidade de ser trocada por outra câmera, sensores, GPS integrado, tipos de voo e que será um drone semelhante a outros da DJI, com controle fácil.

Drones FPV CineWhoop

O drone DJI Avata teria o perfil de drones FPV CineWhoop, que por se tratar de um drone FPV o piloto utiliza um óculos que recebe a "visão" da câmera para melhorar o nível de visualização dos locais onde o drone está voando, e dessa forma possibilitar passar por cenários bem complexos, como embaixo de bancos, entre duas pessoas conversando e vários outros locais com espaço apertado(ver vídeo abaixo), muito mais complicado em um drone tradicional. Entre os motivos de um drone FPV CineWhoop ter esse potencial, as proteções para todas as hélices, que diminuem bastante o risco de um acidente mais grave, tanto para pessoas ou qualquer coisa que o drone venha a colidir, como para o próprio drone, já que os protetores de hélices também ajudam a proteger o drone.

Existem vários tipos de drones FPV: Racer, CineWhoop, Freestyle e Cinematic

Outro detalhe é que drones FPV desse tipo normalmente trazem duas câmeras, ao menos quando a ideia é usar imagens de maior qualidade. A câmera principal não tem uma resolução tão alta, e serve apenas para o piloto controlar o drone. Por questão de lógica, transmissão de vídeo gera transferência de dados entre o drone e os dispositivos conectado o piloto(controle e óculos), se a resolução da imagem transmitida é muito alta, ela tende a afetar outro dado importantíssimo para controle de drones FPV, justamente o da responsividade dos comandos entre piloto e droe, crucial para cenários apertdados e que podem ter interferências dos mais variados tipos justamente pelos locais fechados, logo, quanto mais responsivo for a comunicação ara os comandos, melhor será para o piloto. A DJI tem apostado muito em conexão digital, foi a pioneira nesse tipo de drone, e tende a evoluir naturalmente avançando na busca de mais velocidade para transmissão de imagens em qualidade mais alta sem afetar no controle do drone.

Drones FPV CineWhoop podem ser pequenos, mas muito potentes e com controle responsivo

 

Continua após a publicidade

Normalmente uma segunda câmera é acoplada na parte superior do drone, essa responsavel pela captura de imagens que será utilizada de fato. Depende muito de onde as imagens seráo utilizadas para definir qual será a câmera, que pode ser desde um modelo de action cam como GoPro, Insta360 ou Action da DJI, até um modelo maior de uso profissional, que naturalmente também tende a mudar o tamanho e construção do drone para suportar um tamanho de câmera maior.

Abaixo um vídeo que fizemos falando um pouco sobre drones FPV e sobre o futuro deles no meio cinematográfico, tanto em projetos de filmes como transmissões ao vivo, e diferente do que muitos podem pensar, o uso já é real, inclusive com transmissão ao vivo em uma liga de Futebol Americano nos EUA.

Já o víde abaixo é de um dos melhores e mais famosos pilotos de drones FPV do mundo, que tem participado de uma série de campanhas e ações.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.