Em alta: streaming representa 21% do consumo de vídeo no Brasil

A TV Linear ainda domina o cenário, com 79% do tempo de consumo do espectador

Em alta: streaming representa 21% do consumo de vídeo no Brasil
Créditos: Divulgação

Segundo um estudo realizado pela Kantar Ibope Media, os serviços de streaming representam 21% do tempo de consumo de vídeos dentro de casas brasileiras. Já a tradicional TV linear ainda detém 79% do tempo. Nos últimos anos, principalmente após o isolamento social, alternativas como Amazon Prime Video e Netflix ficaram mais populares (em conjunto com a constante adoção de Smart TVs); contudo, no momento, ainda possuem um longo caminho para trilhar, até conquistar ainda mais pessoas.

Os dados são do painel 2.0, que é uma tecnologia de medição de audiência que mescla informações do Focal Meter (FM), instalado no roteador dos domicílios, medindo o tráfego da internet, e do PeopleMeter DIB 6, responsável pela medição dos canais de televisão tradicionais. Unindo as duas fontes, o Grupo Kantar consegue obter os dados destacados acima. A pesquisa informa que, no ano passado, 205.876.165 indivíduos assistiram PayTV e TV aberta — e, em média, gastam 5h37 nessas programações.

Os motivos apontados pela Kantar é a credibilidade e a ampla oferta. Destrinchando um pouco mais os resultados, falando sobre alguns dos conteúdos preferidos, um espectador investe 25% do tempo assistido ao jornalismo. Logo após, temos as conhecidas novelas (18% do tempo); programas de auditório e reality shows registraram 18% do tempo e 9%, respectivamente. Já as plataformas online, que estão expandindo gradativamente nos lares brasileiros, podem ser separadas em dois modelos distintos.

(Ilustração / Créditos: pixabay.com)

Em primeiro lugar, temos as companhias gratuitas, ou financiadas por publicidades (AVOD / Advertising-Based Video on Demand), que alcançam 58% de pessoas mensalmente. Já as plataformas de assinatura (SVOD / Subscription Video on Demand), como Disney+ e HBO Max, conseguem alcançar 42% das pessoas mensalmente. De acordo com os pesquisadores, os principais atrativos nesta categoria são os preços e o catálogo de séries e filmes.

Os dados levantados são interessantes, e ilustram o cenário encontrado em muitos lares no Brasil. Mesmo que a pandemia tenha popularizado imensamente as plataformas de streaming, a TV Linear, ou seja, o modelo tradicional, permanece extremamente relevante nos dias de hoje.

10/05/2022 às 16:30
Notícia

Mudança de planos: Netflix deve lançar assinatura mais barata...

Companhia também deve adiantar medidas contra o compartilhamento de senhas

Continua após a publicidade

E você? O que achou das informações? Compartilhe a sua opinião no campo de mensagens e nas nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: telesintese
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.