ConecteSUS e sistemas de Saúde permanecem fora do ar após nova tentativa de invasão

Ministério da Saúde informou que os sistemas devem voltar a normalidade nesta quarta-feira (18)

ConecteSUS e sistemas de Saúde permanecem fora do ar após nova tentativa de invasão
Créditos: Ministério da Saúde/Reprodução

O Ministério da Saúde informou na última terça-feira (17) que seus sistemas foram vítimas de um novo ataque hacker. O órgão informou que o ataque não resultou em nenhum impacto nos dados das plataformas e que os sistemas co ConecteSUS, e-SUS Notifica e SI-PNI retornarão ao normal no decorrer desta quarta-feira (18). Até o momento da publicação desta notícia os sistemas do SUS ainda encontram-se em manutenção e instáveis.

Segundo o Ministério da Saúde, o Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou uma tentativa de acesso ilegal na segunda-feira (16). Para garantir a segurança dos dados do sistemas, todos os acessos foram suspensos até que as análises e manutenção possam ser realizadas. Abaixo você confere na íntegra o aviso de manutenção que estão sendo exibidos nas plataformas do SUS.

O Ministério da Saúde Informa que as plataformas Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI se encontram em manutenção corretiva, com previsão de retorno na quarta-feira (18). O Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou nessa segunda-feira (16) uma tentativa de acesso indevido e para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada. Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas.

 

Esse não foi o primeiro ataque

O ConecteSUS é a plataforma que tem como uma das funções gerar o certificado de vacina da COVID-19, o e-SUS Notifica permite que o usuário reporte casos leves de COVID e, por último, o SI-PNI armazena os dados sobre doses e estoques das vacinas. 

Essa não é a primeira vez que as plataformas do Ministério da Saúde são atacadas por criminosos, em dezembro de 2021 o sistema foi hackeado e ficaram fora do ar por quase duas semanas. Foram 13 dias que os sistemas ficaram inacessíveis.  

Além disso, esse não é o único problema que o ConecteSUS enfrentou. Durante o início deste ano foi descoberta uma brecha de segurança que validava qualquer QR Code como comprovante da vacina, permitindo que brasileiros fossem liberados da vacinação. O Ministério da Saúde afirma que já corrigiu essa falha de segurança.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.