Após adiar o lançamento da Missão Artemis I mais uma vez, a NASA divulgou a lista de possíveis datas para o início do projeto. No total, serão 158 oportunidades de lançamento do gigantesco foguete Space Launch System. A primeira janela para o envio da missão é 26 de julho deste ano, mas a lista da agência espacial sugere até mesmo lançamentos para 2023.
O som de um buraco negro; ouça áudio inédito divulgado pela NASA
Segundo agência espacial, concentração de gases permite a captura de ondas sonoras no espaço
NASA sabe: quem tem Orion, tem medo
Um dos motivos para a NASA apresentar 158 oportunidades de lançamento (para um período de 11 meses) é evitar que a espaçonave Orion fique mais de 90 minutos sem receber luz solar. A agência explica que toda a trajetória de um dia não pode sofrer esse "longo eclipse" nos seus painéis de energia solar, o que causaria perda de eletricidade na Orion e, por consequência, derrubaria a sua temperatura ideal de funcionamento.
Kathryn Hambleton, porta-voz da NASA, explicou também que divulgar datas para 2023 não é um indicativo de que a agência crê em um novo adiamento. "Todas as datas com mais de dois meses são preliminares [...], teremos uma data alvo após completar os testes do foguete". Foram encontrados alguns problemas no SLS após o adiamento do seu último teste. Bill Nelson, administrador da NASA, cargo mais alto do órgão, afirma que o lançamento da Artemis I será em agosto.
Programa Artemis: a humanidade volta à lua
O Programa Artemis terá três missões. A Artemis 1, não tripulada, servirá como um teste para o foguete SLS e a espaçonave Orion, além de testar também outras tecnologias da NASA para as missões tripulados na órbita lunar. Em maio de 2024 (se tudo ocorrer como o planejado), será a vez da Artemis 2 levar humanos para a órbita da lua e além da órbita baixa pela primeira vez desde 1972, quando foi realizada a última missão Apollo. A Artemis 3 deve acontecer em 2025 e finalmente pousará com humanos na Lua, 53 anos após a última visita ao satélite natural.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Ars Technica