NASA revela nova janela de lançamento da Artemis I

Agência prevê lançamento para agosto deste ano e 158 datas possíveis

NASA revela nova janela de lançamento da Artemis I
Créditos: Divulgação/NASA

Após adiar o lançamento da Missão Artemis I mais uma vez, a NASA divulgou a lista de possíveis datas para o início do projeto. No total, serão 158 oportunidades de lançamento do gigantesco foguete Space Launch System. A primeira janela para o envio da missão é 26 de julho deste ano, mas a lista da agência espacial sugere até mesmo lançamentos para 2023. 

14/05/2022 às 12:30
Notícia

O som de um buraco negro; ouça áudio inédito divulgado pela NASA

Segundo agência espacial, concentração de gases permite a captura de ondas sonoras no espaço

NASA sabe: quem tem Orion, tem medo

Um dos motivos para a NASA apresentar 158 oportunidades de lançamento (para um período de 11 meses) é evitar que a espaçonave Orion fique mais de 90 minutos sem receber luz solar. A agência explica que toda a trajetória de um dia não pode sofrer esse "longo eclipse" nos seus painéis de energia solar, o que causaria perda de eletricidade na Orion e, por consequência, derrubaria a sua temperatura ideal de funcionamento.

Kathryn Hambleton, porta-voz da NASA, explicou também que divulgar datas para 2023 não é um indicativo de que a agência crê em um novo adiamento. "Todas as datas com mais de dois meses são preliminares [...], teremos uma data alvo após completar os testes do foguete". Foram encontrados alguns problemas no SLS após o adiamento do seu último teste. Bill Nelson, administrador da NASA, cargo mais alto do órgão, afirma que o lançamento da Artemis I será em agosto.

Programa Artemis: a humanidade volta à lua

 

Programa Artemis terá três missões. A Artemis 1, não tripulada, servirá como um teste para o foguete SLS e a espaçonave Orion, além de testar também outras tecnologias da NASA para as missões tripulados na órbita lunar. Em maio de 2024 (se tudo ocorrer como o planejado), será a vez da Artemis 2 levar humanos para a órbita da lua e além da órbita baixa pela primeira vez desde 1972, quando foi realizada a última missão Apollo. A Artemis 3 deve acontecer em 2025 e finalmente pousará com humanos na Lua, 53 anos após a última visita ao satélite natural. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Ars Technica
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.