1 milhão de frames por segundo: veja um ovo explodindo em super câmera lenta

Captura das imagens foi realizada com a Phantom TMX 70510

1 milhão de frames por segundo: veja um ovo explodindo em super câmera lenta
Créditos: Slow Mo Guys/Reprodução

O canal do Youtube The Slow Mo Guys divulgou um vídeo de um ovo explodindo a 1 milhão de frames por segundo. Os Youtubers Gavin e Daniel utilizaram uma câmera Phantom TMX 70510 para capturar as imagens do ovo sendo atravessado por uma bala de 9mm.

O vídeo é uma nova versão de outro vídeo publicado em dezembro de 2011. Na época, diferentes canecas foram quebradas, cada uma com fps diferente. Em 2011 a maior captura possível das canecas quebrando foi de 10 mil frames por segundo. Dessa vez, com a Phantom TMX 70510, o ponto de partida foi a captura de um ovo explodindo a 10 mil frames por segundo, até chegar na marca de 1 milhão.

Os ovos foram acertados com um projeteis de 9mm e durante o vídeo é possível ver todo o processo de captura das imagens, com a bala entrando e destruindo os ovos por completo. Além de 10 mil frames, o Slow Mo Guys também faz os testes com 50 mil frames, 100 mil frames, 200 mil frames, 400 mil frames, 800 mil frames e 1 milhão de frames por segundo.

19/06/2020 às 10:10
Notícia

Vídeo em câmera lenta mostra sistema de ejeção de água do App...

Ele funciona usando o alto-falante para causar vibrações

Em 50 mil frames por segundo já é possível perceber um detalhe interessante: o giro da bala de 9mm durante sua trajetória. Além disso, o ovo explodindo nesta velocidade é um espetáculo a parte. O terceiro disparo é realizado a 100 mil frames por segundo e podemos perceber as ondas de impacto geradas pela bala durante a trajetória até o ovo. 

Para realizar capturas de 400 mil, 800 mil e 1 milhão de frames por segundo, foi necessário reduzir a resolução das imagens para que a câmera conseguisse filmar o ovo explodindo. O sensor da câmera utilizou uma resolução de 64x640 para gravas as imagens em 1 milhão de frames por segundo, com a consequente perda completa das cores. A gravação é tão lenta que os youtubers chegam a comentar: "eu nunca achei que um disparo pudesse ser entediante".

Na velocidade 1 milhão de frames por segundo, 1 mísero segundo de gravação demoraria cerca de 11 horas para ser reproduzido por completo. A super câmera lenta é tão lenta que o projétil de 9mm demora mais de 1 minuto para atravessar o ovo. A gravação em preto e branco não tem uma resolução tão impressionante quanto nas velocidades de 50 mil frames por exemplo, mas são um ótimo testamento para observarmos o quão impressionante é a captura de imagens atualmente. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Youtube
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.