Empresa de foguetes de Jeff Bezos testa maior motor de foguete dos EUA; confira

Momento foi compartilhado nas redes sociais da Blue Origin; tecnologia faz parte de missão que tem Lua e Marte como destinos

Empresa de foguetes de Jeff Bezos testa maior motor de foguete dos EUA; confira
Créditos: Reprodução/Blue Origin

De olho nos próximos passos da corrida espacial e assentamentos na Lua, a Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, realizou testes com o maior motor de foguete dos Estados Unidos. A tecnologia é pensada para naves de carga pesada e farão parte do programa Artemis, que tem como objetivo sustentar uma base humana no nosso satélite natural.

Além da Blue Origin, as outras empresas que trabalham em foguetes do tipo são a SpaceX, de Elon Musk, e a United Launch Alliance (ULA), que trabalham em conjunto com o Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da NASA.

Um vídeo do teste de mais de um minuto foi compartilhado no perfil do Twitter da empresa de Bezos. A publicação mostra o motor BE-4, que funciona a combustão e utiliza gás natural como combustível, em seu tempo real para lançar as naves de carga pesada em órbita.

Para conquistar o 'título' de maior motor americano, ele teve que superar o Raptor 2, da SpaceX, também de combustão e movido a metano. Apesar disso, o foguete onde foi instalado a unidade do grupo de Musk é maior que o New Glenn, como será chamado o da Blue Origin. O último do 'trio' que forma a atual geração de foguetes dos EUA é o RS-25, da Aerojet Rocketdyne - o mais antigo deles.

A SpaceX está, inclusive, testando seu motor desde o fim de 2021, com quase todos ocorrendo sem maiores problemas. Enquanto a empresa de Bezos prefere manter em sigilo a maioria das atividades, a rival de Musk é famosa por fazer esses testes em público.

Como é de se esperar com a evolução da tecnologia, o BE-4 será a unidade mais poderosa dos Estados Unidos ao mesmo tempo que seu tamanho não superará o utilizado no foguete Saturn V, responsável por 'impulsionar' as famosas missões Apollo, que levaram o homem à Lua.

Além de marcar o retorno da humanidade à Lua, o programa Artemis também tem como objetivo levar a primeira pessoa negra e a primeira mulher ao satélite. Após o estabelecimento de uma base, o próximo passo será chegar à Marte e dar os primeiros passos no planeta vermelho. O primeiro pouso deve ocorrer em 2024.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Wccftech
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.