Windows 11: como aumentar a memória virtual do sistema operacional

Uma solução de curto prazo caso seu PC estiver apresentando falhas

Windows 11: como aumentar a memória virtual do sistema operacional
Créditos: Shutterstock

Se o seu computador estiver ficando sem memória, você começará a perceber que até mesmo suas tarefas do dia a dia começarão a ser afetadas. As funções vão ficando mais lentas e você verá falhas frequentes no seu PC. Se você instalou o Windows 11 no seu computador e, desde então, começou a apresentar esses problemas, é provável que ele tenha ficado sem memória.

Mas fique tranquilo, existe uma solução para esse problema e não vai lhe custar nada. Nesse tutorial vamos te ensinar como você pode aumentar a sua memória virtual em computadores com Windows 11.

O que é Memória Virtual?

Provavelmente agora você está se perguntando “Mas o que é memória virtual?”, não se preocupe, a gente te explica. 

Primeiro você precisa entender a diferença entre sua memória RAM e seu HD (disco rígido). Seu HD é responsável por armazenar seus arquivos, sejam eles fotos, vídeos, músicas, jogos… Já a memória RAM, por sua vez, armazena informações e dados específicos de programas. Quando sua RAM for utilizada, seu sistema utilizará a memória virtual. A memória virtual também é chamada de arquivo de paginação.

A memória virtual é uma forma do sistema te entregar mais memória RAM do que ele realmente tem. Para gerenciar essa tecnologia, o sistema utiliza o “Virtual Memory Manager”, que aloca os endereços virtuais que pertencem a um mesmo processo em execução na memória RAM, dentro do seu disco rígido (HD). Isso garante que cada programa tenha memória suficiente para rodar com eficiência e não invada outros processos.

Todos os sistemas operacionais possuem um limite de memória RAM que pode ser instalado. O que acontece é que a memória virtual “quebra” essas limitações. E claro, utilizar desse recurso não traz nenhum custo adicional para o usuário, pois ela utiliza o espaço existente no próprio computador.
 
Por padrão, o Windows já gerencia automaticamente a sua memória virtual. Mas claro, se você desejar, pode também alterar o tamanho dela manualmente. Ela pode ser, no mínimo, 1,5 vezes ou no máximo 3 vezes a sua memória RAM física atual. 
 
Como calcular o tamanho máximo do arquivo de paginação:

 
Se você possui 8GB de memória RAM você multiplicará 1.024Mb x 8GB = 8.192Mb x 1,5 = 12.288Mb é o tamanho mínimo do arquivo de paginação e 8.192Mb x 3 = 24.576mb sendo o tamanho máximo.
 
Agora que você entendeu, vamos te ensinar como aumentar essa memória virtual manualmente.


Aumentando a memória virtual no Windows 11

Passo 1: Abra o aplicativo Configurações do Windows e, na página que abrir, role ela para baixo até achar a categoria “Sobre”. Clique nela.

Continua após a publicidade

Passo 2: Clique em “Configurações avançadas do sistema”.

Passo 3: Outra janela será aberta. Na seção “Desempenho”, clique em “Configurações”.

Passo 4: Clique na guia “Avançado”.

Passo 5: Na seção “Memória Virtual”, clique em “Alterar”.

Passo 6: Desmarque a caixa “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”.

Continua após a publicidade

Passo 7: Clique no tamanho personalizado e insira os valores para “Tamanho inicial” e “Tamanho máximo”, conforme explicado anteriormente.

Passo 8: Quando terminar, clique em “Definir” e pressione OK.

Tenha em mente que aumentar o tamanho virtual da memória não é uma solução de longo prazo. Eventualmente, para aumentar a memória do seu sistema, você terá que comprar e instalar mais memória RAM. Até lá, isso deve resolver alguns problemas que você deva estar tendo com o seu sistema.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: wccftech
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator e Social Media no Mundo Conectado e no Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.