Marketplace de criptomoedas está infestado de NFTs falsas

Novas sistemas para detectar NFTs falsas serão implementadas com atuação de humanos no processo

Marketplace de criptomoedas está infestado de NFTs falsas
Créditos: Chetraruc by Pixabay/Reprodução

As NFTs (tokens não fungíveis) falsas estão se espalhando digitalmente. O mercado de NFTs chegou como uma bomba e com isso os altos e baixos estão presentes; e a malandragem da vez são essas tentativas de ludibriar os consumidores desses artigos digitais e assim arrancar criptomoedas deles.

Recentemente o mercado de criptomoedas sofreu um baque gigantesco com as duas principais moedas, o Bitcoin e a Ethereum, com quedas vertiginosas.

O balanço do mercado financeiro digital é apenas um dos indícios do alto risco que se pode enfrentar ao investir nesse início vertiginoso do utópico dinheiro online. A crescente prática de fraudes por parte de golpistas que estão criando cópias falsas de NTFs e vendendo online, tem se tornado comum e gerado muita preocupação para os entusiastas e investidores deste mercado digital. Mas existem empresas se dedicando para combater isso.

10/05/2022 às 08:00
Notícia

Instagram realizará testes com NFTs nesta semana

Rede social deve implementar tecnologia para criadores e colecionadores selecionados

Combatendo NFTs falsas

Na última quarta-feira (11) a OpenSea implementou um novo sistema que irá auxiliar os usuários a identificar NFTs falsos, filtrando cópias com a ajuda de humanos reais.

Como um dos maiores marketplaces de NFT do mercado, a OpenSea tem experimentado um influxo de plágio ou spam, principalmente por meio do uso indevido de sua ferramenta gratuita de cunhagem de NFT. Cerca de 80% dos itens que foram removidos pelo OpenSea por plagio, coleções falsas e spam foram criados usando a ferramenta de cunhagem, segundo informe da empresa via Twitter.

O novo sistema que a OpenSea irá introduzir para reprimir as falsificações digitais, será executado em duas partes que combinam tecnologia de computador que verifica todos os NFTs e os compara com a coleção autêntica. As revisões serão feitas por humanos após recomendações feitas pelo sistema.

Além desta nova implementação, o sistema de verificação da OpenSea será atualizado convidando contas que já detêm pelo menos 100 ETH de volume de coleta, e também irá liberar a solicitação de selo de verificação para essas contas. Os usuários elegíveis para essa verificação devem fornecer um nome de perfil, nome de usuário, endereço de e-mail verificado e uma conta do Twitter conectada para validar o processo e serem aceitos.

Continua após a publicidade

A OpenSea informa que está empenhada em combater essas práticas através das mudanças e melhorias anunciadas:

Na OpenSea, estamos trabalhando dia e noite para receber mais pessoas no mundo dos NFTs. À medida que o ecossistema NFT continua a evoluir, a imitação e o plágio são questões crescentes que dificultam a confiança nesse espaço. Embora nossos esforços aqui sejam apenas o começo, temos o prazer de anunciar várias mudanças destinadas a melhorar a autenticidade no OpenSea.

O crescimento desenfreado deste mercado irá atrair cada vez mais pessoas mal intencionadas e todos aqueles que pretendem adentrar essa empreitada devem se manter informados e ficarem atentos a qualquer operação suspeita.

Caso queira conhecer mais sobre o universo dos NFTs, veja o vídeo do Mundo Conectado onde abordamos o assunto.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: GIZMODO Fonte: OpenSea
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.