O som de um buraco negro; ouça áudio inédito divulgado pela NASA

Segundo agência espacial, concentração de gases permite a captura de ondas sonoras no espaço

O som de um buraco negro; ouça áudio inédito divulgado pela NASA
Créditos: Getty Images

A agência espacial norte-americana (NASA) divulgou um áudio inédito do som de um buraco negro no aglomerado de galáxias Perseu, localizado a 250 milhões de anos-luz da Terra. De acordo com os cientistas, a captura é algo diferente de qualquer outra feita antes.

Esse feito aconteceu através do processo chamado "sonificação", que transforma dados astronômicos aprofundados em elementos sonoros. Para isso, cientistas utilizaram computadores e softwares avançados para "traduzir" informações não audíveis pelo ser humano em ondas sonoras. Dessa maneira, o barulho do buraco negro pode ser capturado e ouvido por nós.

“De certa forma, essa sonificação é diferente de qualquer outra feita antes, porque revisita as ondas sonoras reais descobertas em dados do Observatório de raios-X Chandra [telescópio espacial lançado pela agência em 1999]”, disse a NASA em comunicado.

20/04/2022 às 13:46
Vídeo

7 IDEIAS INCRÍVEIS que a NASA poderá usar no espaço no futuro!

Projetos focam em viagens espaciais e conceitos avançados na área de computação e robótica

Em 2003, foi descoberto que as ondas de pressão do buraco causavam ondulações que podiam ser traduzidas em uma frequência sonora não captada pelo ouvido humano, cerca de 57 oitavas abaixo do dó central. Como explicado pela Astronomiaum, os sinais foram "aumentados" e estão sendo ouvidos 144 quatrilhões e 288 quatrilhões de vezes mais alto que sua frequência original.

Em adição, a NASA também anunciou uma nova sonificação de outro buraco negro, dessa vez da galáxia M87. Este buraco negro ficou conhecido recentemente por ter sua imagem capturada pelo projeto Event Horizon Telescope (EHT) em 2019. “A sonificação varre a imagem de três camadas da esquerda para a direita, com cada comprimento de onda mapeado para uma gama diferente de tons audíveis”, explica a agência espacial.

 

Som no espaço?

Se o espaço é basicamente vácuo, como podemos ouvir o som do buraco negro?

Continua após a publicidade

De fato, segundo as regras da física, o som é uma onda mecânica e precisa de um meio para se propagar. "O equívoco popular de que não há som no espaço se origina do fato de que a maior parte do espaço é essencialmente um vácuo, não fornecendo meio para as ondas sonoras se propagarem", como esclarecido pela NASA em sua publicação.

Concentração de gases em aglomerados de galáxias permitem a captura de ondas sonoras

Entretanto, como explicam os pesquisadores, um aglomerado de galáxias (como é o caso do Perseu) possui grandes quantidades de gases que envolvem centenas ou até mesmo milhares de galáxias, permitindo que os instrumentos da agência possam captar as ondas sonoras.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Astronomiaum, NASA
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Atualmente é redatora e roteirista de tecnologia para o Mundo Conectado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.