TSE e Spotify fecham parceria para combater notícias falsas
Créditos: sgcdesignco/Unsplash

TSE e Spotify fecham parceria para combater notícias falsas

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral contará com um perfil na plataforma

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Spotify anunciaram um acordo de colaboração mútua para o combate a desinformação. A parceria foi firmada na última segunda-feira (9) e o anuncio na quinta-feira (12). Esta parceria irá até o dia 31 de dezembro de 2022 e busca garantir a legitimidade e integridade das Eleições em outubro.

O Spotify irá auxiliar a Justiça Eleitoral a combater os efeitos negativos das fake news no processo eleitoral. Para isso, irá disseminar conteúdos confiáveis, alfabetização midiática e capacitação, bem como de identificação e contenção de casos e práticas de desinformação.

28/04/2022 às 11:00
Notícia

Spotify anuncia lucro de mais de 130 milhões de euros e cresc...

Aplicativo de música se recuperou de prejuízo no fim do último ano e teve bons resultados no primeiro...

A plataforma de streaming de áudio irá disponibilizar um recurso como centro para informações relevantes sobre o processo eleitoral no Brasil. Além disso, colocará links que direcionarão para a página oficial do TSE. O Spotify também atuará na disseminação de conteúdo oficial relacionado às eleições e na proliferação de materiais sobre serviços da Justiça Eleitoral.

O Spotify também abriu um canal de comunicação para denúncias de conteúdos falsos. Assim, ele poderá ser analisado de acordo com as regras da plataforma. O TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também podem usar esse canal para enviar ordens judiciais.

O Spotify também promoverá sessões de treinamentos e capacitação para equipes do TSE e dos TREs sobre boas práticas na produção de conteúdo. O Tribunal se compromete a disponibilizar informações e relatórios sobre o desenvolvimento das eleições que possam ser importantes para o Spotify.

Ministro Edson Fachin comemora parceria

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, comemorou a parceria entre o órgão do governo e o Spotify.

A parceria entre a Justiça Eleitoral e a plataforma de streaming é fruto de uma busca contínua para coibir a proliferação das chamadas fake news que têm por objetivo macular a legitimidade do processo eleitoral e a capacidade das eleitoras e dos eleitores de exercer o voto consciente”, afirmou o presidente do TSE, acrescentando que a iniciativa é mais um passo da Justiça Eleitoral rumo à promoção da paz e da segurança nas eleições.

Além disso, ele também divulgou o lançamento do perfil do Tribunal Superior Eleitoral na plataforma. O podcast Todo Mundo Quer Saber, disponível gratuitamente no Spotify, reúne uma série de entrevistas com o professor de Direito Eleitoral Digital, Diogo Rais. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TSE, TSE
User img

Cristino Melo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.