Elon Musk acusa Rússia de ciberataques contra Starlink
Créditos: Divulgação/SpaceX

Elon Musk acusa Rússia de ciberataques contra Starlink

Rede de internet da SpaceX está fornecendo conexão para a Ucrânia

Elon Musk, atualmente o homem mais rico do mundo, dono do Twitter, da Tesla, vocêsua mãe, e SpaceX, botou a boca no trombone para acusar o governo russo de ciberataques contra o sistema de satélites da Starlink. Desde o início da Guerra da Rússia contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro, a empresa de Musk redirecionou seus serviços para o país invadido, evitando que órgãos governamentais e a população ficassem sem conexão à internet. 

10/05/2022 às 16:35
Notícia

Costa Rica declara "estado de emergência" após cibe...

Governo do país teria se negado a pagar o primeiro valor de resgate exigido: US$ 10 milhões

Ataque é retaliação ao apoio da Starlink

O posicionamento da rede de satélites da Starlink para a Ucrânia foi um pedido do governo americano à SpaceX. Segundo estimativas, foram enviados também pelo menos 5.000 terminais da Starlink para o país invadido.

"A Starlink está até agora resistindo à ciberguerra russa de interferências de sinal e tentativa de invasão, mas eles (hackers russos) estão aumentando os seus esforços", disse Elon Musk na conta da sua própria rede social.

A Rússia é acusada de diversos ciberataques a empresas e governos desde antes da Guerra na Ucrânia. Entretanto, esses ataques aumentaram antes e depois do país invadir seu vizinho. Alguns dias antes da invasão, empresas petrolíferas da Alemanha, França e Bélgica sofreram ataques em seus sistemas, o que levou a problemas operacionais. Também antes da invasão, sites governamentais ucranianos foram alvos de ataques DDoS. É especulado que o grupo hacker Sandworm integre as Forças Armadas Russas.

Rússia também atacou satélites da Viasat antes de invadira a Ucrânia

Os Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia também acusaram o governo russo de atacar uma rede de satélites que fornece internet para a Ucrânia e outros países europeus. O objetivo do ataque dos hackers russos (em serviço às Forças Armadas), realizando horas antes do início da invasão, era cortar a comunicação da Ucrânia, afetando possíveis respostas e contra-ataques do país invadido, além de prejudicar a comunicação entre empresas e usuários. Entretanto, outros países europeus também passaram por problemas de comunicação. Isso aconteceu devido ao uso dos satélites da KA-SAT, equipamento de propriedade da Viasat, para conexão de outros países do continente à internet, incluindo integrantes da União Europeia. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Space
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.