Mais de 245 mil motoristas foram multados em 2021 por usar o celular ao volante
Créditos: Alexandre Boucher/Unsplash

Mais de 245 mil motoristas foram multados em 2021 por usar o celular ao volante

São Paulo lidera ranking com cerca de 91.362 multas aplicadas durante o ano passado

No mês de conscientização para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) divulgou dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) revelando que mais de 245 mil motoristas foram multados em 2021 por usar o celular ao volante. 

04/05/2022 às 16:43
Notícia

Porsche investe US$ 100 milhões em empresa de baterias

Fabricante alemã está ampliando oferta de seus carros elétricos

Com essas informações, a associação ressalta que essa prática é um dos principais alertas durante a campanha do Maio Amarelo. Sobre isso, o presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior disse: “A gente sabe que o telefone celular, durante a condução veicular, aumenta, de forma exponencial, a probabilidade de sofrer acidentes com lesões graves e até óbito.”

“Dirigir utilizando o celular quadruplica a probabilidade de sofrer um sinistro de trânsito e, se você estiver enviando uma mensagem, pode aumentar em até 23 vezes o risco. E esse acidente ocasionado pelo celular é típico caso que não foi acidente. É sinistro de trânsito, porque é passível de prevenção, poderia ter sido evitado.”, explicou Júnior. 

Estados brasileiros com mais multas

No Brasil, os estados que mais multaram motoristas pelo uso de celular no volante no ano passado foram: São Paulo com cerca de 91.362 multas, Minas Gerais com 30.843 ocorrências e Goiás com 16.971 infrações. Os dados coletados revelaram que a cada hora, 28 motoristas são flagrados utilizando o smartphone ao mesmo tempo que dirigem seus veículos.

Ao estudar cerca de 30 mil sinistros com mortes, a associação revelou que o uso de smartphones causa a falta de atenção dos motoristas, fazendo com que 14% desses sinistros sejam causados por esse tipo de infração.

A Abramet também lançou a campanha Toque pela Vida, que visa conscientizar as pessoas sobre os riscos da falta de atenção nas estradas e rodovias causada por aparelhos eletrônicos, como smartphones, smartwaches, tablets e outros dispositivos.

Júnior ainda explica os três tipos de distrações por conta dos celulares: “A distração manual, quando você pega o celular, fica segurando, mandando mensagem; a distração visual - você desvia a atenção para o celular quando deveria estar olhando ao redor do carro; e a distração cognitiva - quando o conteúdo da conversa ou da informação pode ocasionar uma alteração emocional e você ser responsável por causar uma tragédia."

Vale lembrar que a utilização de aparelhos móveis, como o celular por exemplo, durante a condução de um veículo é uma infração gravíssima. No Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores flagrados terão que pagar multa de R$ 243,47, além de receber sete pontos na carteira de habilitação.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Agência Brasil
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.