Funcionários do TikTok relatam noites sem dormir e reuniões excessivas na empresa
Créditos: Charged Retail

Funcionários do TikTok relatam noites sem dormir e reuniões excessivas na empresa

Carga de trabalho extrema é influenciada pelo regime 996, considerado ilegal na China

Além das opiniões polêmicas sobre vício, rolagem infinita e conteúdo curto que envolvem o TikTok, parece que a empresa também tem alguns problemas sérios internamente. Funcionários revelaram ao Wall Street Journal e Business Insider que o ambiente do TikTok põe níveis de pressão excessivos sobre quem trabalha para a rede social.

Entre as reclamações principais, foram citadas noites inteiras de trabalho sem descanso e reuniões obrigatórias fora do horário. De acordo com entrevistados do Wall Street Journal, essas reuniões chegam a somar 85 horas por semana e o conceito da empresa seria "produtividade a qualquer custo".

O Business Insider também explica que essa rotina de trabalho extrema tem grande influência da cultura chamada "996". Com ela, as empresas chinesas criam um horário de trabalho das 9h da manhã até 9 horas da noite (21h) durante seis dias por semana. Apesar do governo chinês já ter declarado que o "996" é ilegal, o regime ainda seria bastante presente nos escritórios norte-americanos. Válido lembrar que a ByteDance, dona do TikTok, tem sua sede em Beijing.

Lucas Ou-Yang, ex-gerente da equipe de engenharia do TikTok em Mountain View, na Califórnia, já fez uma thread/fio no Twitter dizendo que as filiais da empresa pressiona os funcionários pelo mundo a seguir o cronograma dos seus trabalhadores chineses.

Alguns ex-funcionários do TikTok já divulgaram problemas e abusos que aconteceram enquanto trabalhavam na empresa. Um exemplo é o de Pabel Martinez, que teve um final de semana de descanso recusado pelo seu superior com a justificativa de que "não era assim que eles trabalhavam". Lucas Ou-Yang também revelou que pelo menos dez gerentes de produto deixaram a empresa em menos de um ano.

09/05/2022 às 16:03
Notícia

Astronauta italiana faz história e se torna a primeira a usar...

Ela também foi a primeira a fazer café em órbita

A assessoria de imprensa do TikTok respondeu ao Tecnoblog com o seguinte posicionamento:

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tecnoblog
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.