Como ver as especificações da sua Memória RAM no Windows 11
Créditos: Shutterstock

Como ver as especificações da sua Memória RAM no Windows 11

É possível verificar nas configurações do PC ou então acessando o Gerenciador de Tarefas

Ter uma quantidade suficiente de memória RAM é importante para você ter uma experiência tranquila com o seu PC. A memória RAM é uma memória extremamente rápida que armazena, temporariamente, os arquivos que você mais precisa para acesso super rápido. Quanto mais memória você tiver, mais arquivos poderá armazenar.

Isso significa que você pode alternar entre vários aplicativos mais rapidamente quando todos eles estão abertos, ou então ajudar com aplicativos que são muito pesados e demandam muita memória, como por exemplo, o Photoshop e o Premiere. Se você não sabe a quantidade de memória RAM disponível no seu PC, é relativamente fácil verificá-la no Windows 11.

Por si só, o Windows 11 exige, pelo menos, 4GB de RAM para poder funcionar no seu PC. É mais provável que você tenha problemas se não tiver uma quantidade significativa de memória, por isso é importante verificar que seu PC aguente o seu fluxo de trabalho. Nesse post, vamos te ensinar como você pode verificar isso, além de outras informações muito úteis sobre sua memória.

Como verificar a capacidade total de memória RAM

Se a única coisa que você deseja é saber a quantidade de Memória RAM que seu PC possui, a maneira mais fácil de fazer isso é acessando o aplicativo Configurações. Veja como fazer:

Passo 1: Abra o aplicativo “Configurações” disponível no menu Iniciar
Passo 2: Na categoria “Sistema” - que provavelmente já abrirá por padrão - role a página para baixo e clique em “Sobre”.

Passo 3: Em “Especificações do Dispositivo”, você verá a quantidade de Memória RAM instalada no seu PC.

Continua após a publicidade

Você verá que o total de RAM utilizável é menor do que o que realmente está instalado. Esse quase sempre é o caso porque alguma memória pode ser compartilhada com a GPU em seu PC. Mas fique tranquilo. Isso não significa que algo está errado com o seu dispositivo.

 

Verificando as especificações da Memória RAM pelo Gerenciador de Tarefas

Agora, se você quer saber um pouco mais sobre a sua memória RAM além da capacidade total, o Gerenciador de Tarefas pode oferecer um pouco mais de informações e te mostrar uma imagem melhor do desempenho dela. Veja como fazer:

Passo 1: Clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows na barra de tarefas e clique na opção “Gerenciador de Tarefas”. Você também pode abrir o menu Iniciar e pesquisar por ele na barra de pesquisa.

Passo 2: Se é a sua primeira vez abrindo o Gerenciador de Tarefas, clique em “Ver mais detalhes” na janela que se abrir.

Passo 3: Clique na guia “Desempenho” na parte superior.

Você verá então uma lista dos hardwares do seu PC. Clique em “Memória”.

Pronto! Você agora verá uma variedade de especificações sobre a sua memória, incluindo capacidade, velocidade, número de slots usados e quanta RAM é reservada para um hardware específico no seu PC (O que explica por que a RAM utilizável é menor que o total acima)

Continua após a publicidade

Essas informações podem ajudá-lo com muitas coisas. Conhecer a velocidade da sua memória pode dizer que tipo de desempenho você deve esperar da sua RAM. Claro, embora nem sempre afete seu uso diário, alguns aplicativos podem se beneficiar de velocidades mais altas. Se você usa um notebook, a RAM geralmente atinge velocidades mais altas.

O número de slots usados também pode ser útil se você planeja aumentar a quantidade de memória RAM do seu PC. Se todos os seus slots estiverem sendo usados, isso significa que você terá que substituir um dos módulos internos. E claro, se certificar que estará comprando um módulo com capacidade maior do que você já possui. Já se você estiver com algum slot sobrando, basta comprar uma outra memória com a capacidade que você deseja e adicionar ao seu PC.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: XDA Developers
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator no Mundo Conectado, Adrenaline e ASUS Fanáticos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.