Sexta-feira 13 pode trazer crescimento nos golpes
Créditos: TheDigitalWay / Pixabay

Sexta-feira 13 pode trazer crescimento nos golpes

Aumento de golpes na data em 2021 foi de 120%

Amanhã será a única sexta-feira 13 do ano, data que culturalmente remete ao azar. Este dia também pode ser uma isca para que cibercriminosos tentem atacar empresas, uma vez que o varejo costuma utilizar datas temáticas para dispararem suas campanhas aos clientes e os golpistas podem aproveitar essas oportunidades para fazerem novas vítimas. 

07/05/2022 às 11:00
Notícia

Antigo diretor do Whatsapp detona Facebook e confessa que se ...

Neeraj Arora, que trabalhou no financeiro do aplicativo, relembrou promessas quebradas pelos comprado...

Cibercrimes na sexta-feira desde os anos 80

No ano passado, a data caiu em agosto de 2021. A empresa PSafe, através dos seus serviços de cibersegurança, detectou um aumento de mais de 120% nas tentativas de golpes.

“Notamos um aumento em relação à semana anterior: de 1º a 7 de agosto, bloqueamos mais de 190 mil tentativas de phishing. Já entre 8 e 14 de agosto, foram mais de 425 mil bloqueios. Um ponto a ser observado é que mesmo a semana anterior sendo a que antecede o Dia dos Pais, quando os cibercriminosos também aproveitam para disseminar o golpe, esse crescimento veio na semana da sexta-feira 13. Não podemos afirmar que o crescimento tem relação com a data em si, mas as empresas precisam ficar sempre alertas e lembrar de que sempre estão na mira dessas quadrilhas”, analisa o CEO da PSafe, Marco DeMello.

Na década de 1980, houve inclusive relatos de vírus feitos especialmente para a data, como um da década de 1980 que era ativado assim que o calendário do computador marcasse uma sexta-feira 13.

Como as empresas podem se proteger?

Independente da data, é bom ressaltar que a proteção deve ser priorizada o ano inteiro. “Uma pesquisa recente indicou que, em 2021, mais da metade das empresas brasileiras sofreram algum ataque ransomware, quando as companhias têm seus dados ‘sequestrados’ e precisam pagar resgate altíssimo para voltar a ter o controle do seu sistema. Ataques como esse podem representar a falência total de um negócio sólido e consolidado com apenas um clique”, ressalta o CEO.

Os ataques chegam via phishing ou malware, podem vir por qualquer meio (SMS, e-mail, aplicativo falso, aplicativo de mensagem, entre outros) e sempre entram por um dispositivo desprotegido. Por isso é tão difícil que uma pessoa não caia em algum momento em um golpe, pois eles estão cada vez mais personalizados, contendo nome, CPF ou CNPJ, data de nascimento, entre outros dados.

Desta forma, não ter uma proteção nos dispositivos é a principal e mais grave falha no quesito segurança digital. Portanto, a única forma de proteção é investindo em uma solução de cibersegurança.

Continua após a publicidade

Outras dicas de segurança

  • Além de manter uma solução de segurança instalada, evite clicar em links de fontes desconhecidas, especialmente os que forem compartilhados via aplicativos de troca de mensagem e redes sociais;
  • Crie o hábito de duvidar das informações compartilhadas na internet e nunca informe dados sensíveis em links de procedência duvidosa;
  • Procure sempre confirmar a veracidade das informações nas páginas e sites oficiais das marcas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.