NASA registra terremoto em Marte com magnitude 5 e duração de 30 minutos
Créditos: WikiImages/Pixabay

NASA registra terremoto em Marte com magnitude 5 e duração de 30 minutos

Pesquisadores ainda tentam descobrir a causa do tremor

No último dia 4, a sonda InSight da NASA detectou o maior terremoto já registrado em Marte até o momento ou em qualquer outro planeta. De acordo com as informações, O planeta vermelho teve um tremor de magnitude 5 com uma duração de aproximadamente 30 minutos, o que é um período muito maior do que os que acontecem na Terra. 

12/05/2022 às 12:00
Notícia

Veja primeira foto do Buraco Negro no centro da Via Láctea

Sagitário A* fica localizado à 26.000 anos-luz de distância do Sistema Solar

A NASA afirmou que o tremor registrado no começo deste mês faz parte dos mais de 1.313 terremotos que a sonda InSight registrou no solo do planeta, desde que pousou por lá em 2018. Apesar de tudo, esse não é o terremoto mais longo já registrado em Marte. No ano passado, mais especificamente no dia 25 de agosto, o terremoto mais longo durou quase uma hora e meia, quando teve um tremor de magnitude 4,2. 

A InSight realiza um trabalho para que os cientistas aprendam sobre a estrutura e o solo do planeta vermelho, ajudando-os a entender melhor a formação de todos os mundos rochosos, incluindo a Terra e a Lua.

Terremotos diferentes da Terra

Os cientistas ainda afirmam que diferentemente da Terra, que conta com terremotos que se criam a partir de movimentações de placas tectônicas, os de Marte podem surgir a partir de um resfriamento interno do local. Apesar disso, a NASA revelou que a equipe científica precisará estudar mais esse novo terremoto antes de poder confirmar detalhes como sua localização, sua fonte e sobre o interior de Marte.

Espectograma de Marte (Crédito: NASAJPL-CaltechETH Zurich)

Bruce Banerdt, investigador principal da InSight no Jet Propulsion Laboratory da NASA e que lidera a missão revelou: “Desde que colocamos nosso sismômetro em dezembro de 2018, esperávamos pelo 'grande'. Este terremoto certamente fornecerá uma visão do planeta como nenhuma outra. Os cientistas analisarão esses dados para aprender coisas novas sobre Marte nos próximos anos.”

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: NASA
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.