Windows 11: Como mudar o navegador padrão no Windows 11
Créditos: Microsoft

Windows 11: Como mudar o navegador padrão no Windows 11

Depois de algumas atualizações do sistema, esse processo se tornou mais fácil

O Windows 11 - assim como no Windows 10 e também algumas versões anteriores - vem com o seu próprio navegador padrão, o Microsoft Edge. As versões mais recentes desse navegador são baseadas no projeto Chromium e, por conta disso, no geral, ele se tornou um bom navegador. Ele também possui alguns recursos exclusivos, como Coleções, seleção inteligente da Web e outros.

Entretanto, por melhor que seja, você pode querer trocar o Microsoft Edge por um navegador que você já goste ou já esteja acostumado, e você pode fazer isso sem problemas. Mas talvez seja interessante trocar também o navegador padrão com que o Windows 11 abra suas páginas. Do contrário, mesmo com outro navegador instalado, seu PC continuará abrindo o Microsoft Edge por padrão. Nesse post a gente te ensina como fazer isso.

Inicialmente, a Microsoft dificultou muito essa alteração do navegador padrão no Windows 11. Mas felizmente, com as novas atualizações, as coisas melhoraram um pouco. Por isso, uma das primeiras coisas a se fazer é verificar as atualizações do seu PC.

Instalando as atualizações mais recentes no seu PC

Logo quando o Windows 11 foi lançado, ficou muito mais difícil alterar alguns aplicativos padrões, especialmente o navegador. No começo, você precisava escolher um aplicativo padrão para cada protocolo ou tipo de arquivo. Com as atualizações cumulativas dos últimos meses, essa troca de navegador padrão ficou mais fácil. Por isso, recomendamos que você verifique qual versão do Windows 11 você está executando.

Sendo mais específico, é necessário estar no mínimo na versão de número 22000.593 ou superior para executar o passo a passo a seguir. Se você não sabe em qual versão seu Windows está, basta acessar o aplicativo “Configurações” e depois ir até a opção “Sobre”. Clique nela e você verá em “Especificações do Windows” qual versão do sistema você está executando.

Caso você não tenha ainda a versão 22000.593, você pode atualizar seu Windows para a versão mais recente do sistema. Para fazer isso, verifique se você está conectado à internet e acesse o Windows Update - no menu lateral do aplicativo Configurações. Em seguida clique em “Verificar atualizações” e aguarde o download. Após as instalações serem concluídas, reinicie o computador.

Como alterar o navegador padrão no Windows 11

Continua após a publicidade

Depois de verificar qual versão seu Windows 11 está disponível, é possível alterar o navegador padrão com certa facilidade. Veja o que fazer:

Passo 1: Abra o aplicativo Configurações, vá até a seção “Aplicativos” e depois clique em “Aplicativos Padrão

Passo 2: Role a lista de aplicativos até encontrar o navegador que você quer usar, seja Google Chrome, Mozila Firefox ou qualquer outro de sua preferência. É necessário já ter o navegador instalado no PC para fazer isso. Caso você não tenha, basta procurar na internet para baixá-lo e instalá-lo. Nesse caso, iremos utilizar o Google Chrome como padrão.

Passo 3: Na parte superior dessa página, você verá um botão com a opção de tornar esse navegador como navegador padrão. Isso automaticamente definirá todos os protocolos da Web para serem abertos neste navegador específico. Basta clicar em “Definir Padrão

Pronto! Todas as associações necessárias agora estão neste novo navegador padrão. 

Lembre-se que isso não irá alterar o navegador que é aberto toda vez que você clicar num link no painel de Widgets ou realizar uma pesquisa na Web utilizando o recurso de pesquisa do Windows. Eles foram projetados para sempre abrirem no Microsoft Edge, independente de qual navegador padrão você selecionou. 

Você também tem a opção de não instalar as atualizações mais recentes do Windows 11. Para isso basta usar as opções disponíveis na mesma página que você alterou seu navegador padrão para alterar as associações padrões. Os protocolos relacionados à navegação na internet são principalmente HTTP e HTTPS. Basta rolar a lista para encontrá-los e então escolher o navegador com o qual você deseja abri-los.


 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: XDA Developers
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator no Mundo Conectado, Adrenaline e ASUS Fanáticos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.