Edição limitada: marca de luxo Balenciaga lança tênis surrados e destruídos por quase R$ 9.5 mil
Créditos: Divulgação / Balenciaga

Edição limitada: marca de luxo Balenciaga lança tênis surrados e destruídos por quase R$ 9.5 mil

A proposta não é tão ousada quanto parecia em um primeiro momento, mas ainda assim é exótica

Não é de hoje que a Balenciaga propõe produtos polêmicos para os entusiastas do mundo da moda. Desde a última segunda-feira, 9 de maio, a internet está comentando a nova abordagem adotada: os tênis da linha Paris Sneaker. O motivo da controvérsia é simples, e podemos usar as palavras oficiais para ilustrar, com imagens logo após (aviso: não é o que parece inicialmente):

Um design clássico reformulado interpreta o atletismo de meados do século e o desgaste casual atemporal em preto, branco ou vermelho, com sola e biqueira de borracha branca. É finalizado com tela desgastada e bordas ásperas, criando uma aparência pré-usada. O tênis Balenciaga Paris vem em estilos com cadarço, seja de cano alto ou mule sem costas.

 

(Créditos: Reprodução / g1.globo.com)

De fato, não tem como negar que a proposta seria… exótica. Porém, existe uma “pegadinha”: sim, a marca está vendendo calçados desenhados por Demna Gvasalia, mas a aparência adotada não é tão agressiva. Agora, a realidade:

("Full Destroyed" (1) / Créditos: Reprodução / capricho.abril.com.br)

Os mules (2) e os canos altos (3) mais “convencionais” custam US$ 495 (cerca de R$ 2.5 mil) e US$ 625 (R$ 3.2 mil). Já a versão “Full Destroyed(1) (mas nem tanto): US$ 1,85 mil (R$ 9.43 mil). De acordo com os idealizadores, as fotos com os produtos extremamente desgastados de antes seriam para ilustrar a durabilidade dos produtos:

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“A campanha mostra os sapatos extremamente usados, marcados e sujos. Essas fotos, feitas pelo fotógrafo Leopold Duchemin, sugerem que os Paris Sneakers, são feitos para serem usados durante uma vida inteira.”

Independentemente da visão artísticas dos envolvidos, a campanha deu certo — tanto que repercutiu mundialmente, mesmo fora do público-alvo tradicional da Balenciaga.

28/04/2022 às 08:00
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Via: capricho.abril.com.br, g1.globo.com Fonte: balenciaga.com
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Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

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