Governo chinês quer que órgãos estatais parem de usar PCs estrangeiros
Créditos: Reprodução / Willian Ferreira

Governo chinês quer que órgãos estatais parem de usar PCs estrangeiros

Empresas como a Lenovo deverão se beneficiar dessa nova medida

O governo chinês deu mais um passo para ser mais independente das tecnologias internacionais e decretou que as agências centrais e corporações estatais substituíssem seus computadores de marcas estrangeiras em até dois anos. Esse plano afetará diversas gigantes da tecnologia e fará com que dezenas de milhões de computadores sejam “descartados”.

10/05/2022 às 11:45
Notícia

EUA, Reino Unido e UE acusam Rússia de ataque hacker

Países confirmaram publicamente a suspeita de autoria

Como apontado pelo Bloomberg, além do hardware que será substituído, as agências locais também terão que alterar o seu sistema operacional para soluções desenvolvidas no país. Essa ação diminuirá ainda mais a dependência tecnológica do gigante asiático de empresas de países considerados rivais geopolíticos.

No total, é esperado que essa nova política leve à substituição de aproximadamente 50 milhões de computadores, sendo esses apenas os PCs do governo central. Segundo fontes, os órgãos chineses terão dois anos para realizar a substituição das suas máquinas.


Créditos: Divulgação Lenovo

A ação do governo chinês não chega a ser uma grande surpresa, principalmente se levar em consideração que o país já estava priorizando empresas locais para o fornecimento para áreas sensíveis. Esse tipo de política é bastante comum em todo o mundo, com diversos países, como os Estados Unidos, sempre preferindo trabalhar com fornecedores nacionais.

Dentre as diversas vendedoras de computadores no país, a Lenovo deverá ser a mais beneficiada com essa nova política. A fabricante é líder no mercado chinês de computadores e as suas principais rivais, a HP e Delll Technologies, que são estrangeiras, irão perder o acesso a um enorme e lucrativo mercado.

10/05/2022 às 10:12
Notícia

Drone DJI Mini 3 Pro traz sensores, até 47 minutos de voo, 4K...

Modelo chega como opção mais completa do segmento pesando abaixo de 250 gramas, mas preço é alto

Espera-se que essa política ainda seja apenas para computadores montados e softwares estrangeiros, não impactando em componentes, como processadores e GPUs. O mercado chinês ainda é bastante dependente do fornecimento de hardware de empresas como a AMD, Intel e NVIDIA, mas nos últimos as empresas locais estão investindo pesado em hardwares próprios e, futuramente, a China também deverá ser independente no setor de hardware.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Bloomberg, TechCentral
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.