Com visual futurista, Solo AVT revela caminhão elétrico autônomo SD1
Créditos: Imagem/ Divulgação Solo AVT

Com visual futurista, Solo AVT revela caminhão elétrico autônomo SD1

Modelo será um Classe 8 e visa 500 milhas de alcance

Na última semana, a Solo Advanced Vehicle Technologies, Solo AVT, revelou o SD1, um caminhão elétrico autônomo com visual futurista. Este é o primeiro passo prático para a companhia fundada em setembro de 2021 que objetiva "revolucionar o setor de transporte de carga" por meio de veículos de condução autônoma de longas distâncias. 

09/05/2022 às 18:15
Notícia

Apple Car terá bafômetro para impedir motoristas embriagados

Empresa patenteou tecnologia para ser usada em iPhone ou Apple Watch

SD1 é um caminhão totalmente remodelado e pensado sem a presença de um ser humano na direção. O modelo também é um Classe 8, o que significa que será destinado à execução de serviços pesados e deverá apresentar um peso bruto superior a 33.000 libras, aproximadamente 14 969 kg. Além disso, o veículo está sendo projetado para ser elétrico desde sua concepção, o que, segundo a Solo AVT, "muda tudo, desde o design do caminhão até todo o setor de transporte de carga"

No quesito eficiência energética, o objetivo dos desenvolvedores é conseguir uma autonomia de 500 milhas de alcance, cerca de 804 quilômetros. Para atingir este nível de desempenho, componentes do caminhão como engrenagens, design dos freios, layout do sistema de bateria e aerodinâmica estão sendo reestruturados pela empresa.  

 

SD1, o caminhão autônomo 

Como já mencionado, o SD1 está sendo desenvolvido para ser um veículo autônomo. Dessa forma, o caminhão não apresentará partes relevantes para direção, como conjunto de medidores, para-brisa ou mesmo o volante e banco para o motorista. A proposta, de acordo com a Solo AVT, é atingir um nível de eficiência e segurança no transporte que não são possíveis de alcançar com um motorista humano no comando. A companhia ainda afirma que o SD1 será independente de software, e que poderá acomodar qualquer um deles. 

 

Frota do futuro 

Outra proposta da Solo AVT é aumentar a eletromobilidade de forma segura e com autonomia. Para tornar-se popular no futuro, o SD1 vai contar com um design modular para facilidade de manutenção e com desempenho similar a caminhões atuais. O modelo também será compatível com todas as docas de carregamento padrão, além de funcionar com carregadores rápidos de energia, podendo, inclusive, utilizar as redes de carregamento existentes.

Os modelos padrões descritos pela marca provavelmente dizem respeito aos padrões mais comuns nos Estados Unidos. A marca, no entanto, não divulgou qualquer espécie de cronograma para um futuro lançamento ou apresentação de um provável modelo-conceito do SD1

  

Continua após a publicidade

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Solo AVT
User img

Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.