Apple Car terá bafômetro para impedir motoristas embriagados
Créditos: Reprodução/AppleInsider

Apple Car terá bafômetro para impedir motoristas embriagados

Empresa patenteou tecnologia para ser usada em iPhone ou Apple Watch

Um dos primeiros aplicativos de sucesso no primeiro iPhone foi o iBeer. O app usava o acelerômetro do smartphone para identificar o movimento do aparelho enquanto o usuário fingia que estava bebendo. Ironicamente, quase 15 anos depois do nascimento do iPhone e do iBeer, a Apple registra a patente de um bafômetro. Só que dessa vez não é um aplicativo para brincar com os amigos, e sim uma medida de segurança para o seu futuro Apple Car

Bafômetro e "desafio anti-bêbado"

Em fevereiro, o site Patently Apple já havia divulgado uma patente da Gigante de Cupertino para um ferramenta de bafômetro para o iPhone e Apple Watch. Entretanto, não há informação se será um acessório para o smartphone ou uma tecnologia integrada aos dois dispositivos.

Agora, o mesmo site, conhecido por investigar patentes da marca, encontrou um pedido de patente da Apple relacionada a ferramenta Car Keys. As imagens mostram uma interface do iPhone aberta em um aplicativo para a chavo do carro. No primeiro desenho do iPhone (ainda com notch) está a mensagem pedindo que o usuário "assopre" no bafômetro para liberar a chave do veículo. Na imagem de smartphone seguinte (canto superior direito), há outro pop-up exigindo que o usuário realize um teste para provar que ele não está incapaz de dirigir.

Especulando sobre os testes, eles podem ser algum cálculo, alguma leitura, captcha ou até mesmo realizar um padrão na tela, similar ao método de desbloqueio de alguns Androids.

iPhone com bafômetro?

Sobre o bafômetro, ainda é muito cedo para imaginar como ele seria. A Apple pode integrá-lo ao iPhone, o que exigiria mais espaço no smartphone (mas pelo menos não precisaria de um notch). A empresa pode também lançá-lo com um acessório na própria compra do Apple Car ou até mesmo como uma ferramenta integrado ao veículo e capaz de comunicar-se com o iPhone. Ou, ainda mais prático, um bafômetro no carro que não precise abrir um app no iPhone (mas todos sabemos que quem comprar um Apple Car terá um iPhone). Até a Apple lançar o seu carro, eles terão tempo o bastante para encontrar a melhor maneira de impedir que motoristas embriagados peguem a direção. 

Apple Car: o que sabemos?

As primeiras notícias sobre o Apple Car surgiram em 2015. Em 2017 foi divulgado que a empresa pausou o projeto para focar no desenvolvimento de sua tecnologia de direção autônoma. Antes do início da pandemia, os rumores indicavam que a Apple voltou a trabalhar no seu carro. Contudo, ainda há dúvidas se a Gigante de Cupertino fabricará o próprio carro ou formará uma parceria com uma montadora para vender a tecnologia de direção autônoma. No ano passado, 2021, a Hyundai vazou que estava negociando uma parceria com a Apple para a criação do Apple Car

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Patently Apple
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.