O que é e como ativar o “Modo Deus” no Windows 11
Créditos: Microsoft

O que é e como ativar o “Modo Deus” no Windows 11

Um recurso oculto do Windows que contém todas as configurações do sistema

No Windows 11, os ajustes do painel de controle agora ficam centralizados no novo aplicativo “Configurações”, que é a maneira que a Microsoft deseja - ou espera - que a maioria dos usuários altere as configurações dos seus PCs. O aplicativo "Configurações'' possui uma interface de usuário moderna, e oferece várias opções para os usuários personalizarem seus dispositivos como bem queiram.

Entretanto, ele não é um substituto perfeito para acessar todas as opções antigas do Painel de Controle clássico. Se você deseja acessar as opções antigas do Painel de Controle, há um recurso chamado de “Modo Deus” no Windows 11 que oferece acesso rápido a mais de 200 configurações de maneira muito intuitiva.

O “Modo Deus” é simplesmente uma pasta que contém atalhos para a maioria - ou todas - as opções disponíveis no Painel de Controle. É muito útil porque disponibiliza todos esses atalhos rapidamente, sem precisar navegar pela interface um tanto quanto confusa do Painel de Controle. Todos os itens são classificados e agrupados de uma forma bem fácil de serem encontrados. Nesse post a gente te mostra como ativar.

Como ativar o Modo Deus no Windows 11

Ativar o Modo Deus é fácil quando você conhece as etapas que precisam ser feitas a seguir. É também um processo livre de riscos, se levar em conta que seu computador é utilizado somente por você e não por terceiros. Caso isso aconteça, convém criar uma conta de usuário separada para eles sem os privilégios de administrador. Veja como habilitar o Modo Deus:

Passo 1: Crie com o botão direito no mouse em sua área de trabalho e crie uma nova pasta.

Passo 2: Nomeie a pasta para: 

GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

Continua após a publicidade

Se você já criou a pasta com um nome diferente, basta clicar novamente com o botão direito do mouse na pasta e renomeá-la.

Passo 3: Depois de pressionar Enter após a alteração, o nome da pasta desaparecerá, mas não se preocupe, significa que deu certo. Clique nela.

Passo 4: Com a pasta aberta, você terá acesso a todas as configurações internas. Desde Autoplay, contas de usuário, otimização de disco, entre outros. Em alguns casos, a configuração que você procura pode ter sido substituída completamente pelo aplicativo "Configurações''. Dessa forma, o atalho abrirá esse aplicativo em vez do Painel de Controle clássico.

Por ser uma pasta padrão, você pode também copiar os atalhos das configurações presentes nela e colar na sua área de trabalho, facilitando ainda mais o acesso.

Se você deseja acessar algumas configurações antigas no Windows 11, o Modo Deus é definitivamente a maneira mais fácil de se fazer isso, especialmente quando a Microsoft empurra o Painel de Controle clássico cada vez mais para as profundezas do sistema. Muitas dessas configurações agora estão ocultas por trás de várias páginas de navegação complexas e em páginas diferentes. Ter uma pasta que centraliza todas as configurações em uma só pode ser muito útil.

Se você não desejar mais essas opções na área de trabalho, basta excluir a pasta para se livrar dela. Todas elas continuarão disponíveis do jeito usual. Você estará apenas excluindo atalhos para elas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: XDA Developers
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator no Mundo Conectado, Adrenaline e ASUS Fanáticos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.