5 dicas práticas que vão aumentar a vida útil do seu PC ou notebook
Créditos: Nick Demou/Pexels

5 dicas práticas que vão aumentar a vida útil do seu PC ou notebook

Aprenda a como cuidar melhor de sua máquina e evitar danos

O PC ou o notebook fazem parte da rotina de quem joga e de quem trabalha em home office. Dos mais antigos até os de última geração, esses dispositivos essenciais para o dia a dia devem ter diversos cuidados básicos para manter o funcionamento por mais tempo. Dessa forma, com o suporte da Compaq Brasil, o Mundo Conectado separou algumas dicas práticas para garantir um melhor desempenho e aumentar a vida útil do seu dispositivo. 

29/04/2022 às 17:15
Notícia

Como os produtos de smart home podem ajudar na rotina com cri...

De câmeras inteligentes que funcionam como babás eletrônicas até Smart Plug com limites de uso, veja ...

Portanto, confira abaixo uma lista que conta com 5 dicas práticas que vão aumentar a vida útil do seu PC ou notebook.

  • Evite o uso de notebooks (e outros dispositivos portáteis) em superfícies inapropriadas

Uma das maiores reclamações de usuários que utilizam notebooks e outros dispositivos portáteis é superaquecimento. Mas, muitos usuários ainda cometem o erro de deixá-los ligados em superfícies inapropriadas, como em almofadas, em colchões ou até mesmo no colo. Acontece que usar o notebook dessa maneira pode obstruir as entradas e saídas de ar, causando o superaquecimento da máquina. Dessa forma, a melhor maneira de se usar esse tipo de aparelho é colocando-o em cima de uma superfície plana e dura, como uma mesa ou de um pedaço de madeira.

Sobre isso, Camilo Stefanelli, responsável pela Compaq no Brasil, diz: “Ao impedir a refrigeração correta do notebook e, consecutivamente, aumentar a temperatura interna do aparelho, o   usuário está colocando em risco o funcionamento do computador a curto e longo prazo. O superaquecimento pode reduzir a vida útil dos componentes da máquina e, em casos mais críticos, até ocasionar o mau funcionamento do sistema operacional, causando lentidão ou até mesmo provocando o seu desligando repentino É recomendável que o aparelho esteja sempre posicionado em superfícies planas e duras.”

  • Limpe o computador com frequência

A limpeza externa do PC ou do notebook é essencial, porém, os usuários devem tomar cuidado para não danificar os dispositivos. Para fazer isso, primeiramente, o usuário deve certificar-se que o aparelho esteja totalmente desligado, incluindo com o cabo fora da tomada. Depois disso, passe um pano macio em todas as regiões do aparelho para tirar o excesso de pó. No caso de PCs, é importante também limpar mouses, teclados e monitores.

Não precisa nem falar que a utilização de produtos líquidos convencionais não é uma boa solução, não é? Caso você deseja fazer uma limpeza mais específica em peças eletrônicas, utilize o álcool isopropílico, que possui menor concentração de água em sua composição.

“Não devemos borrifar produtos de limpeza ou outros líquidos diretamente em qualquer superfície do computador, já que eles podem danificar permanentemente os componentes internos da máquina. Também é sempre aconselhável usar produtos próprios para esse tipo de limpeza e não arriscar usar qualquer produto guardado na dispensa de casa.”, explica Stefanelli.

  • Atualize o seu antivírus 

Já falamos em limpar a parte externa do computador, mas e a parte interna? Como manter o equipamento livre de ameaças e vírus? Bom, a solução é mais simples do que parece, o recomendado é sempre utilizar um antivírus completo e atualizado. Procure não utilizar programas de varreduras convencionais que também apresentam riscos à máquina.

Stefanelli ainda diz: “O antivírus pode detectar a maioria dos vírus, destruí-los e, em grande parte dos casos, reparar o dano causado. Para fornecer proteção contínua contra ameaças recentemente descobertas, o software deve estar sempre atualizado. Um programa de antivírus pode vir pré-instalado no computador, mas o usuário também pode escolher o programa que já está acostumado para proteger o seu sistema.” 

Continua após a publicidade
  • Realize backups periodicamente

Fazer backup é extremamente importante, principalmente para evitar a perda de arquivos em caso de problemas mais sérios com o notebook ou PC. Dessa forma, a melhor solução é realizar o procedimento de backup periodicamente, de acordo com a frequência de uso de cada usuário.

“Para as pessoas que raramente usam o computador, fazer uma cópia de segurança mensalmente é o suficiente. Entretanto, para quem utiliza a máquina para trabalhar ou estudar, todos os dias, é aconselhável a realização de backups, pelo menos, semanais. Além de fazer o backup físico, num HD, por exemplo, os usuários têm a opção de salvar na nuvem, que é até mais seguro”, comentou o responsável pela Compaq Brasil.

  • Atualize os programas e ative os recursos de segurança

Por fim, mas não menos importante: atualize os programas e ative os recursos de segurança. Dependendo do sistema operacional da sua máquina é até mais fácil lembrar de atualizar os programas, já que esses sistemas costumam emitir alertas sempre que uma nova atualização está disponível. E lembre-se de sempre ativar os recursos de segurança disponíveis no seu computador.

Stefanelli finaliza: “Se precisar viajar com o computador ou transportá-lo, o ideal é que o usuário faça um backup das informações em uma unidade de armazenamento externo e remova todos os discos e cartões de mídia acoplados, como SD cards, micro SD e pen drives, por exemplos. Ao utilizar transporte aéreo, leve o computador como bagagem de mão e a mídia externa com o backup das informações e arquivos importantes."

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Compaq Brasil
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.