NASA botou a missão em Marte em espera após perder contato com helicóptero autônomo
Créditos: Divulgação NASA

NASA botou a missão em Marte em espera após perder contato com helicóptero autônomo

Aeronave não estava conseguindo se comunicar com o rover e a equipe na Terra

O rover Perseverance foi o último modelo enviado pela NASA até Marte, mas junto com o veículo, a agência também enviou o helicóptero autônomo Ingenuity. Pensado inicialmente como um teste, a aeronave superou as expectativas dos cientistas e está tendo um papel fundamental na exploração do planeta. Mas no dia 3 de maio ela perdeu a comunicação com o rover, fazendo a agência criar uma operação especial para “encontrar” o veículo.

08/05/2022 às 16:30
Notícia

Chuva de meteoros: mais de 300 são avistados no céu em Santa ...

Veja os resultados da Eta Aquáridas na última quinta-feira (5)

Segundo a agência espacial, recentemente o helicóptero teve problemas de acúmulo de poeira nos painéis solares, criando problemas de carregamento. Isso fez com que a aeronave ficasse sem bateria, e, nesse tipo de ocasião, ele entra em um ‘modo de segurança’, onde os eletrônicos são desligados para proteger ele das noites no planeta vermelho, que podem chegar a até -73 graus celsius.

Dentre as peças que são desligadas está o relógio interno do aparelho, que acabou causando o problema de comunicação entre o Ingenuity e o Perseverance. Para resolver isso, e salvar o helicóptero, a equipe da NASA decidiu interromper todas as atividades do rover por um dia, para ele ficar prestando a atenção e conseguir ouvir o chamado da aeronave.


Créditos: Divulgação NASA

A agência espacial afirma que esse plano deu certo e que eles conseguiram estabelecer uma comunicação estável com o Ingenuity. Os engenheiros da organização afirmaram que o veículo foi localizado com 41% e que, quando estiver com a bateria totalmente carregada, continuarão com as missões de sobrevoar o solo marciano.

Helicóptero iria ser descartado pela NASA

Como apontado pelo ArsTechnica, inicialmente o plano da agência espacial era levar a aeronave como uma demonstração de tecnologia complementar, com diversos membros da equipe de liderança da missão do Perseverance não querendo correr o risco de levar a modelo até Marte.

09/05/2022 às 13:30
Notícia

Amazon não permite mais compras digitais no app para Android ...

Ação é semelhante a realizada pela gigante do varejo anteriormente no iOS

O Ingenuity iria fazer apenas cinco voos experimentais e ser abandonado, mas ele superou totalmente a expectativa da equipe. Atualmente o helicóptero autônomo já fez mais de 27 voos e percorreu quase 7 quilômetros da superfície do planeta.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: NASA, Arstechnica
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.