OK! Você já deve estar cansado de ouvir que o Telescópio Espacial James Webb (JWST) revolucionará as pesquisas sobre o Universo. Então agora a é hora de você VER o impacto do JWST nos estudos de galáxias, estrelas e da formação do Universo. A NASA publicou um comparativo entre uma imagem do James Webb e do Telescópio Especial Spitzer, lançado em 2003 e aposentado em janeiro de 2020.
SpaceX traz de volta à Terra quatro astronautas que ficaram t...
Cosmonautas estavam a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) para estudos
Comparativo mostra qualidade de equipamentos do JWST
A NASA divulgou o comparativo entre os dois telescópios no blog oficial do James Webb. As duas imagens mostram uma parte da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã que integra o sistema de galáxias satélites da nossa Via Láctea. A agência espacial americana não divulgou a data em que foi capturada a imagem do Telescópio Spitzer, mas seu desenvolvimento iniciou ainda nos anos 80.
A primeira imagem possui o comparativo completo, enquanto na segunda a foto da Grande Nuvem de Magalhães está aproximada. Além de ver com mais clareza as estrelas (os pontos iluminados), o James Webb consegue captar com mais qualidade os gases interestelares. Esta nuvem de gás formada por hidrocarbonetos aromáticos policíclicos é considerado um dos pilares da criação da vida e será fundamental para a compreensão de planetas e estrelas.
Créditos: Divulgação/NASA/JPL-Caltech/ESA/CSA/STScl.
James Webb: anos de produção até o lançamento
O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.
Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.
Telescópio James Webb está pronto para capturar fotos do univ...
NASA diz que imagens do JWST estão melhor do que o esperado
Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Space Fonte: NASA