Versão beta do Android 13 já está disponível para Google TV e Android TV
Créditos: Divulgação Google

Versão beta do Android 13 já está disponível para Google TV e Android TV

Nova versão do sistema operacional deverá possuir um visual semelhante ao atual

A Google está progredindo cada vez mais no desenvolvimento do Android 13, após avanços no beta para smartphones, a empresa também está trabalhando no sistema para outros dispositivos. Agora ela finalmente liberou a versão de testes do Android 13 Beta para TV, que está sendo testada por desenvolvedores.

09/05/2022 às 14:00
Notícia

Samsung Galaxy A51 começa a receber Android 12 com a OneUI 4.1

Update deverá ser liberado na América do Sul em breve

De acordo com informações divulgadas pelo portal XDA-Developers, o update de testes está disponível para quem possui o aparelho ADT-3, que é um aparelho com Android TV feito para desenvolvedores. Mas o portal aponta que, para quem não tiver acesso a esse dispositivo, é possível acessar a nova versão do sistema através do Android Emulator for TV no Android Studio.

Com essa versão é possível testar o novo design do Android 13 Beta para TV. Como é possível ver na imagem abaixo, visualmente a atualização não trouxe muitas novidades, se parecendo bastante com a interface do Android 12 TV:


Créditos: Reprodução / XDA-Developers

Como apontado por Mishaal Rahman, do Esper, a Google não está liberando as novidades que já foram encontradas no código do sistema. Dentre os recursos que ainda não podem ser testados, ele aponta a falta do ‘Fast Pair’ e o ‘PiP expandido’.

A própria empresa afirma que esse sistema ainda está no começo dos testes betas e “mais customizações do Android que irão melhorar a experiência e a compatibilidade serão introduzidas a cada nova versão”. Outro recurso que foi descoberto para o sistema e não foi introduzido é o “low power standby”, que irá desabilitar o funcionamento de alguns recursos em segundo plano enquanto o aparelho estiver em standby.

Enquanto a smart TV estiver configurada para consumir pouca energia, o Android TV 13 irá desativar alguns wakelocks e o acesso à rede, gerando uma economia de energia. Por padrão, os dispositivos virão com essa funcionalidade desabilitada.

Continua após a publicidade

A Google está se planejando para lançar o Android 13 para teste com os usuários beta em breve, até agora apenas desenvolvedores tiveram acesso a atualização. Segundo o calendário oficial da desenvolvedora, o update deverá ficar disponível a partir de julho, com o Android TV 13 também podendo chegar nesta data. Vale a pena ressaltar que a disponibilidade do patch dependerá que cada fabricante teste as novidades nos seus modelos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: XDA-Developers, Mishaal Rahman
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.