Microsoft não recomenda instalação da última atualização do Windows 11; entenda o problema
Créditos: Reprodução/Microsoft

Microsoft não recomenda instalação da última atualização do Windows 11; entenda o problema

Atualização KB5012643 é opcional e foi disponibilizada no final de abril

A atualização opcional KB5012643 disponibilizada para o Windows 11 no final de abril trouxe correções para diversos bugs, mas também vem causando alguns problemas para os usuários. Mais especificamente, ela faz com que diversos aplicativos não funcionem corretamente após sua instalação.

26/04/2022 às 07:51
Notícia

Update do Windows 11 corrige bug que pode atrasar inicializaç...

Atualização KB5012643 é opcional e está disponível no Windows Update

De acordo com a seção Problemas conhecidos na página de suporte relacionada a atualização KB5012643, usuários que fizeram sua instalação estão tendo problemas com a execução de aplicativos que fazem uso de componentes do .NET Framework 3.5 como Windows Communication Foundation (WCF) e Windows Workflow (WWF). Neste caso os aplicativos não são inicializados corretamente ou param de funcionar inesperadamente apresentando erros.

Para os usuários que tiveram o problema mencionado acima, a Microsoft recomenda a desinstalação da atualização acessando o Painel de Controle clássico e selecionando a atualização opcional KB5012643 na lista:

Microsoft não recomenda instalação da última atualização do Windows 11; entenda o problema
Reprodução/Fabio Rosolen

Se a desinstalação da atualização não for uma opção para os usuários que encontraram o problema mencionado acima, a Microsoft recomenda que o .NET Framework 3.5 seja habilitado a partir do Painel de Controle clássico usando a opção Ativar ou desativar recursos do Windows:

Microsoft não recomenda instalação da última atualização do Windows 11; entenda o problema
Reprodução/Fabio Rosolen

Usuários avançados e profissionais de TI podem fazer o mesmo usando os comandos abaixo no Prompt de Comando executado como Administrador:

dism /online /enable-feature /featurename:netfx3 /all
dism /online /enable-feature /featurename:WCF-HTTP-Activation
dism /online /enable-feature /featurename:WCF-NonHTTP-Activation

Continua após a publicidade

Para os usuários que ainda não instalaram a atualização opcional KB5012643, a Microsoft recomenda que eles aguardem até que uma correção definitiva para o problema seja disponibilizada. 

Vale lembrar que este não foi o único problema introduzido pela atualização opcional KB5012643. Dias atrás foi confirmado que ela estava causando um problema no Modo de Segurança sem rede do Windows 11 que fazia a tela piscar sem parar. Felizmente ele foi corrigido rapidamente e de forma automática pela empresa usando o recurso Known Issue Rollback (KIR) – saiba mais aqui.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: ExtremeTech
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.