Governo lança portal FGTS Digital para facilitar recolhimento e simplificar processos
Créditos: gov.br

Governo lança portal FGTS Digital para facilitar recolhimento e simplificar processos

O portal estará pronto ainda neste ano

Na última quarta-feira, 4 de maio, o Ministério do Trabalho e Previdência disponibilizou o portal FGTS Digital. O intuito da iniciativa é simplificar os processos burocráticos presentes. Rômulo Machado, subsecretário de inspeção do trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência, afirmou que pretende “facilitar o cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS, contribuindo para a desburocratização e melhoria do ambiente de negócios no Brasil”.

Este será um conjunto de sistemas com o objetivo de aprimorar o recolhimento de recursos para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O ambiente digital completo será lançado ainda neste ano. Por enquanto, apenas algumas etapas podem ser verificadas pelos usuários. Entre as vantagens que serão oferecidas, encontram-se: consulta de extratos de pagamento já realizados; suporte para pagamentos via PIX; emissão de guias rápidas; individualização dos extratos de pagamento.

(Créditos: gov.br)

Quando estiver pronto, o ecossistema oferecerá outras funções interessantes, como canais de contatos, notícias sobre o tema e uma área para perguntas e respostas frequentes. Machado continuou explicando as vantagens da implementação, principalmente para as empresas:

Há estudos que indicam a redução de cerca de 36 horas mensais no tempo gasto somente com o recolhimento do FGTS. É tempo que ficará disponível para a melhoria de processo e ganhos de produtividade.

 

Para que a alternativa seja viável, o banco de dados presente no eSocial será usado, e os débitos precisarão ser individualizados por meio de CPF, um dos principais instrumentos para identificar os trabalhadores. Para os contribuintes, será mais um método para garantir que os valores recolhidos foram depositados, de acordo com as palavras do subsecretário:

“Se de um lado temos um processo de simplificação e desburocratização para empregadores e empresas, do outro, reforçamos a transparência do recolhimento e garantimos que os direitos dos trabalhadores sejam efetivados.”

Continua após a publicidade

03/05/2022 às 16:30
Notícia

Governo Federal prepara medida provisória para taxar todas as...

Ação é uma demanda de empresários brasileiros, liderada por Luciano Hang

É válido ressaltar que informações adicionais estão disponíveis neste link. O que achou desta alternativa? Acredita que será útil? Não se esqueça de deixar a sua opinião no campo de comentários desta matéria, e também nas nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: olhardigital.com.br, gov.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.