Humanidade pode levar quase 400 mil anos para interagir com alienígenas, aponta estudo
Créditos: Margarita Balashova/iStock

Humanidade pode levar quase 400 mil anos para interagir com alienígenas, aponta estudo

Distâncias astronômicas dificultam contato com civilizações inteligentes - caso elas existam

Vivemos em uma era onde a humanidade dá saltos cada vez maiores na exploração do universo. E como não poderia ser diferente, muitos fazem a pergunta: "Vamos descobrir e interagir com vida inteligente fora da Terra?" Segundo um novo estudo, isso pode demorar cerca de 400 mil anos!

Os cientistas Wenjie Song e He Gao, chineses da Universidade Normal de Pequim, analisaram as possibilidades de acordo com possíveis posições de civilizações extraterrestres, número de estrelas na nossa galáxia e, principalmente, a distância.

O estudo, publicado no The Astrophysical Journal, tem como base um número conhecido bem conhecido na astronomia chamado Equação de Drake, que estima quantas populações com Comunicação Extraterrestre Inteligente (CETI) existem em uma galáxia.

Os autores partiram de um artigo com o método que previu 36 supostas civilizações na Via Láctea e propuseram novos números. Para chegar a eles, calcularam quantos desses planetas seriam habitáveis e em qual estágio de suas estrelas seria possível nascer uma CETI.

Com isso, Song e Gao chegaram a dois cenários: o primeiro mostrou que, se um astro precisar estar em pelo menos 25% da vida para que uma civilização do tipo surja, existiriam mais de 42 mil na nossa galáxia, considerando o número total de estrelas - quase 400 bilhões - e compatibilidade das mesmas.

Para que conseguíssemos nos comunicar com apenas uma dessas, de forma bidirecional, levaria algo em torno de dois mil anos, tempo até bem curto em escalas espaciais.

O segundo cenário considera a possibilidade de uma estrela necessitar estar em 75% de sua vida para as CETIs surgirem: isso as reduziria para 111 e aumentaria o tempo de comunicação para 400 mil anos - que nós e nossos "vizinhos" que desejamos entrar em contato deveríamos pelo menos durar.

A longa esperaria se daria não somente pela possibilidade de existência ou não de uma civilização, mas também das distâncias. O exoplaneta mais próximo fora do sistema solar - chamado de Próxima Centauri b - está a 4,2 anos luz da Terra, ou seja, se conseguíssemos a proeza de viajar na velocidade da luz, demoraríamos 4,2 anos para chegar lá.

Continua após a publicidade

Pense em caso descobríssemos uma planeta com uma CETI a 100 mil anos luz: o observaríamos como ele era há 100 mil anos, pelo tempo da luz chegar até nós, e qualquer comunicação teria esse "gap" equivalente à distância.

Junte isso ao diâmetro da Via Láctea, de 120 mil anos luz, e é possível ter uma ideia das distâncias astronômicas (literalmente) que envolvem o estudo e a tentativa de entrar em contato com outras civilizações pelo espaço. Não à toa a estimativa de Song e He Gao é tão grande.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: CanalTech
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.