Maior motor a hidrogênio do mundo começa a operar
Créditos: Divulgação/Anglo American

Maior motor a hidrogênio do mundo começa a operar

Motor foi instalado em caminhão usado por mineradora

Anglo American, empresa de mineração sediada na Inglaterra, anunciou hoje o início da operação do seu caminhão de mineração movido a hidrogênio. O motor não poluente foi instalado em um Komatsu 390E, um do maiores veículos terrestre do mundo usado para carregar minérios. A empresa pretende converter toda a sua frota de caminhões da mina de Mogalakwena para a nova tecnologia. 

10/12/2021 às 09:00
Notícia

Insano! Tesla movido a jato deixa veículo elétrico ainda mais...

Combinando três turbinas, veiculo vai de 0 á 10Km/h em segundos

Motor a hidrogênio manterá eficiência do caminhão

O novo motor do Komatsu 930E, batizado agora de NuGen, possui oito células de combustível de hidrogênio com 100 kW cada. Elas entregarão a potência necessária para os motores de tração do veículo mover até 315 toneladas de minério, a mesma capacidade de carga de quando o caminhão era movido por um motor a diesel de 16 cilindros. Aliado ao novo motor está uma bateria desenvolvida pela Williams Advanced Engineering (uma subsidiária da equipe de Fórmula 1 Williams) capaz de entregar 1,1 MW.

Anglo American possui 40 caminhões Komatsu 390E na mina de platina localizada em Mogalakwena. O plano da empresa é converter toda a sua frota, em diversas minas ao redor do mundo, com o novo motor a hidrogênio até 2040. 80% do diesel consumido nas minas são usados por esses caminhões. Cada um consome, por ano, 1 milhão de litros do combustível fóssil. 3% da emissão de carbono no mundo provém desses veículos.

Empresa quer zerar emissão de carbono na sua produção

O hidrogênio usado para abastecer o Komatsu 390E utiliza uma planta de usina solar na própria mina. 140 MW são usados para dividir o hidrogênio da água, transformando-o em combustível para o veículo. Com isso, toda a cadeia de operação do caminhão é neutra em carbono. Assim como o plano de conversão de frota, a Anglo American quer se tornar neutra em carbono até o fim desta década. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Ars Technica
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.