Ionic Originals: inventor cria disco analógico que mistura vinil e CD com som de melhor qualidade
Créditos: Elviss Railijs Bit?ns/Pexels

Ionic Originals: inventor cria disco analógico que mistura vinil e CD com som de melhor qualidade

Produtor musical e criador do projeto, T Bone Burnett experimentou a tecnologia com músicas clássicas de Bob Dylan

O produtor musical T Bone Burnett criou um novo meio para sons gravados através de uma invenção que mistura vinil e CD. Batizado como Ionic Originals, o novo disco é grande passo para a tecnologia analógica da música, substituindo os antigos LPs e até os CDs. 

06/05/2022 às 13:30
Notícia

Cama inteligente da Xiaomi mede qualidade do sono e ajusta ca...

Produto estará disponível para pré-encomenda na China a partir deste sábado, 7 de maio

Segundo as informações do site Pitchfork, além do alumínio, o objeto contém um tipo de resina chamada laca. Os discos lançados originalmente na década de 40, deixaram de ser feitos com resina goma-laca e começaram a ter o plástico polivinílico em suas composições. Durante os anos, o vinil foi aprimorado e passou por uma série de mudanças que melhoraram a qualidade do som.

Vale lembrar que o vinil encontrado no mercado é feitos de PVC, mas não possui metal em sua produção, diferentemente dos CDs atuais, que possuem uma camada de metal, em grande parte alumínio, e o plástico de policarbonato. De acordo com o Burnnet, o novo disco é parecido com o vinil, só que com uma proporção menor. 

T Bone Burnett e sua invenção, o Ionic Original (Imagem: Jason Myers)

Maior qualidade de som 

O inventor de 74 anos revelou que experimentou a nova tecnologia com o cantor Bob Dylan regravando algumas de suas músicas clássicas, mas que esses conteúdos ainda não foram divulgados para o público. Burnett, que também foi guitarrista em turnês da banda de Dylan afirmou que a qualidade de som do Ionic Originals é superior que os outros formatos, superando até mesmo os de mídias digitais.

Através de um comunicado, o inventor ressalta: “Um Ionic Original é o auge do som gravado. É qualidade de arquivo. É à prova de futuro. Um Original Iônico não é apenas o equivalente a uma pintura, é uma pintura. É laca pintada em um disco de alumínio, com uma espiral gravada por música. Esta pintura, no entanto, tem a qualidade adicional de conter aquela música, que pode ser ouvida colocando uma agulha na espiral e girando-a.”

"Ao descrever a qualidade que eleva o som analógico acima do som digital, a palavra “calor” é frequentemente usada. O som analógico tem mais profundidade, mais complexidade harmônica, mais ressonância, melhor imagem. O analógico tem mais sensação, mais personalidade, mais toque. O som digital está congelado. O som analógico está vivo.”, conclui Burnett.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Pitchfork
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.