Brasileiros passam metade do tempo de vida conectados à internet
Créditos: Reprodução/Unsplash

Brasileiros passam metade do tempo de vida conectados à internet

Levantamento analisou o quanto a população passa conectada e os principais motivos para isso

Você já parou para pensar quanto tempo gasta na internet, não importando se for a trabalho, lazer ou para estudos? De acordo com uma pesquisa da empresa NordVPN, fornecedora de rede privada virtual, os brasileiros que possuem acesso à rede passam cerca de 41 anos online, mais da metade de suas vidas.

O levantamento analisou os hábitos digitais da população acima de 18 anos. Além do dado surpreendente de tempo conectado, o estudo também compilou as horas gastas pelos usuários na internet durante a semana, quando entram e quando saem.

Em sete dias, os brasileiros passam cerca de quatro deles inteiros online, com 91 horas no total. Normalmente, as pessoas se conectam às 8h33 para sair apenas às 22h13. De acordo com a pesquisa, esse tempo médio cresceu.

Projetando a frequência semanal para o ano inteiro, resultaria em 197 dias conectados. Relacionando com a atual expectativa de vida no Brasil, que gira em torno de 72,2 anos após a pandemia de Covid-19, os usuários gastam cerca de 39 anos na internet, cerca de 54% de suas vidas.

Home office, streaming e redes sociais são os 'culpados'

Parte desse tempo pode ser explicado pela ascensão do home office, justamente por conta do avanço do coronavírus desde 2020. Muitas empresas adotaram o trabalho remoto, e não somente isso, vários brasileiros prestam serviços para mais de um empregador ao mesmo tempo, tudo online.

No entanto, essa fatia representa 19 horas das 91 semanais. A maior parte é gasta em entretenimento e lazer, com o streaming tendo forte participação. Netflix e Globoplay, dois dos mais usados, 'puxam' mais de 13 horas dos usuários.

Depois do streaming, aparecem o YouTube, com 12 horas e oito minutos por semana, e as redes sociais - com destaque para Whatsapp, Instagram e Facebook - com 11 horas e 19 minutos.

Com tanta dedicação, não é se de surpreender que estar online tenha virado uma "atividade essencial": 43,5% dos entrevistados pelo levantamento disseram necessitar da internet para hobbies e 36% não imaginam como seria seu dia sem ela.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TechTudo Fonte: CNN
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.