Procon de Florianópolis notifica Apple e Samsung por "venda casada" em celulares sem carregador
Créditos: pixabay.com / Publicado por "kropekk"

Procon de Florianópolis notifica Apple e Samsung por "venda casada" em celulares sem carregador

As empresas têm dez dias para apresentar os seus argumentos de defesa

Na última quarta-feira, 4 de maio, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (PROCON Municipal), enviou uma notificação para a Samsung e a Apple. O motivo? Esclarecimentos sobre a razão de não fornecerem um carregador com o smartphone — no momento que um indivíduo efetua a compra. Esta não é a primeira vez que este problema ganha destaque, e é simples de entender: a prática é considerada ilícita em algumas regiões, pois o celular só pode continuar funcionando com o uso de um carregador de baterias adequado. As companhias têm 10 (dez) dias para apresentar as informações requisitadas.

Confira o post diretamente no perfil do Instagram oficial:

A situação é uma velha conhecida dos entusiastas de smartphones. Principalmente os equipamentos mais robustos de grandes marcas são vendidos com carregadores avulsos. A prática é considerada “venda casada”, e infringe o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, sob o argumento de “condicionar o fornecimento de produtos ou serviços, sem justa causa, a limites quantitativos”.

Quem se sentir lesado pode entrar em contato diretamente com o PROCON de Florianópolis, solicitando o ressarcimento pela quantia investida em um carregador vendido a parte. Este link direciona para o site oficial divulgado na rede social, e também forneceram o seguinte e-mail e telefone[email protected]  (48) 3131 – 5320.

Entre os motivos utilizados pela Apple, supostas preocupações com o meio ambiente eram veiculadas, assim como corte de gastos. Apesar do primeiro argumento ser bastante polêmico pela internet, gerando discussões internacionalmente por alguns anos, não tem como negar que a gigante da tecnologia economizou muito dinheiro com esta prática: por volta de 5 bilhões de euros (R$ 33 bilhões) entre o fim de 2020 e o primeiro trimestre de 2022.

21/04/2022 às 14:00
Notícia

Vendido separadamente: Tesla não incluirá mais carregador nos...

Empresa alega que uso dos carregadores do kit foram extremamente baixos

O que você acha sobre esta medida? Concorda com o PROCON de Florianópolis? Compartilhe a sua opinião nesta matéria e nas nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: instagram.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.