Carros voadores no Brasil? Embraer divulga documentos com diretrizes de uso no Rio de Janeiro
Créditos: eveairmobility.com

Carros voadores no Brasil? Embraer divulga documentos com diretrizes de uso no Rio de Janeiro

Se tudo correr bem, até 2035 teremos avanços consideráveis neste segmento

A Embraer divulgou o Conceito de Operações (Conops), com diretrizes sobre a utilização de carros voadores no Rio de Janeiro. A intenção desse documento é expandir e possibilitar o uso dos eVTOL projetados pela Eve, as aeronaves elétricas criadas para serem utilizadas como uma opção de transporte de pessoas em ambiente urbano, em um futuro não tão distante quanto parece em um primeiro momento. O veículo poderá fazer decolagens e pousos verticais.

As funções dessa tecnologia são muitas, como: táxi aéreo, transportes médicos e viagens variadas. As diretrizes apresentadas pela Conops visam preparar a cidade para um mercado futuro, com a Mobilidade Aérea Urbana em mente. Informações cruciais para que a investida seja viável foram apontadas, como análises e pontos de atenção que a tecnologia deve respeitar. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a RIOGaleão participaram do procedimento.

(Créditos: eveairmobility.com)

De acordo com informações veiculadas pela Folha de S. Paulo, Luiz Mauad, vice-presidente de serviços e operações de frota da Eve, afirma:

Temos informações para que o ecossistema possa não só se adaptar mas também se desenvolver com soluções que irão garantir uma expansão de forma segura e sustentável.

 

Entre as informações discutidas, temos tópicos sobre características, desafios e riscos deste estilo de operação aérea, e também pontos sobre a jornada do usuário, suporte e serviços. Este é o pontapé inicial para começar a tentar estruturar os municípios para esta abordagem futurista. Uma característica do eVTOL é que a aeronave voa em baixar altitudes, portanto, questões como ruídos gerados e a construção dos “vertiportos” precisam ser decididas com antecedência.

25/12/2021 às 10:38
Notícia

EVA do grupo Embraer que desenvolve eVTOL vai abrir ações na ...

Empresa está negociando a venda de 300 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical

Os planos são para até meados de 2035, daqui a 13 anos. Então, o Rio de Janeiro estaria capacitado para lidar com, aproximadamente, 4,5 milhões de pessoas anualmente, utilizando a tecnologia explicada nesta matéria, com o auxílio de 100 rotas aéreas nos bairros locais.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: gizmodo.uol.com.br Fonte: eveairmobility.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.