ASUS revela novos Zenbook Pro 16X e Zenbook Pro 14 Duo com tela OLED dupla
Créditos: Divulgação/ASUS

ASUS revela novos Zenbook Pro 16X e Zenbook Pro 14 Duo com tela OLED dupla

Notebooks vêm com tecnologia de ponta, incluindo Intel Core i9 de 12ª geração e mecanismo que ergue parte do chassi para resfriar os componentes

09/05/2022 às 16:00
Notícia

ASUS anuncia notebooks VivoBook S 14X e 16X OLED com tela de ...

Em configurações AMD ou Intel, notebooks trazem telas calibradas para máxima fidelidade de imagem

Nesta segunda-feira (09) a ASUS anunciou dois novos modelos de notebook que devem agradar bastante aos criadores de conteúdo e profissionais de edição de imagens: o ASUS Zenbook Pro 16X OLED e o Zenbook Pro 14 Duo OLED.

Como destacam os nomes dos produtos, ambos vêm equipados com uma tela principal OLED de última geração, com suporte a taxas de atualização de 120Hz e alta fidelidade na reprodução de cores, certificada pela Pantone. 

Eles possuem processadores Intel Alder Lake de 12ª geração e GPUs NVIDIA GeForce da série RTX 3000, que devem garantir um salto considerável de desempenho sobre as gerações anteriores da linha ASUS Zenbook Pro. 

Enquanto a versão de 16 polegadas foca em altíssimo desempenho, graças a um teclado içável para maior circulação de ar, o modelo de 14 polegadas conta com uma configuração de tela dupla, deslocando o teclado para a porção inferior do chassi. Confira todos os detalhes dessas máquinas a seguir.

ASUS Zenbook Pro 16X OLED

Começando pelo modelo maior, o Zenbook Pro 16X OLED (UX7602), a ASUS optou por um mecanismo único que ergue o teclado, liberando ainda mais espaço para a circulação de ar e resfriamento dos componentes internos. Esse sistema é chamado de AAS Ultra (Active Aerodynamic System Ultra) e opera em conjunto com dissipadores curvados em 3D e com câmaras de vapor.

Segundo a fabricante, o Zenbook Pro 16X OLED pode trabalhar com um TDP de até 140W. Isso é ideal para acomodar os componentes internos high-end, incluindo processadores Intel Alder Lake de 12ª geração (até o modelo Intel Core i9 12900H com 14 núcleos de processamento) e a GPU NVIDIA GeForce RTX 3060 com drivers NVIDIA Studio. 

Continua após a publicidade

O Zenbook Pro 16X OLED pode ser configurado em versões com até 32 GB de memória LPDDR5 5200 e com até 2 TB de armazenamento interno SSD PCIe 4.0, com velocidades de transferência avaliadas em 6.500 MB/s. A bateria interna tem capacidade de 96Wh. Apesar de todo esse hardware, o Zenbook Pro 16X OLED é uma máquina bastante fina, tendo apenas 16,9mm de espessura.

ASUS Zenbook Pro 16X OLED

Tela de fazer inveja

Um notebook voltado a profissionais e entusiastas de fotografia e vídeo não estaria completo sem uma tela à altura. Por isso, a ASUS investiu em um painel OLED 4K de 16 polegadas, em proporção 16:10 e com suporte a taxas de atualização de 120 Hz. As bordas medem apenas 3mm. 

Além da validação Pantone da calibragem de cores, o Zenbook Pro 16X OLED conta ainda com certificação HDR 500 e 100% da cobertura do espectro DCI-P3. Uma novidade é o sensor de cores Adaptativo RGB para maior conforto visual, que equilibra a temperatura de cor da imagem de acordo com o ambiente. 

ASUS Dial para acesso rápido a apps

Investindo pesado em tecnologia

Os diferenciais do notebook continuam no trackpad, agora 84% maior em relação às gerações anteriores e com o inédito suporte ao numberpad virtual com feedback háptico em tempo real. O teclado içável vem com iluminação WhiteRGB e o trackpad possui um botão ASUS Dial, para acesso rápido a apps favoritos.

Para quem prefere entradas por toque e precisão, a tela suporta a ASUS Pen 2.0, com 4.096 níveis de pressão. Outros pontos importantes no Zenbook Pro 16X OLED são:

ASUS Zenbook Pro 16X OLED - Tech Specs

  • Construção Unibody em liga de alumínio de nível aeroespacial
  • 6 alto-falantes e 4 microfones com cancelamento de ruído por IA
  • Sistema sonoro com tecnologia Harman/Kardon
  • Câmera IR Full HD e sensor de digitais
  • Tecnologia Thunderbolt 4 (2 portas - SD Express 7.0, HDMI 2.1)

ASUS Zenbook Pro 16X OLED

ASUS Zenbook Pro 14 Duo OLED

Para o Zenbook Pro 14 Duo OLED (UX8402), a ASUS manteve diversas das tecnologias inovadoras que estão presentes na versão de 16 polegadas. Contudo, dada a limitação de tamanho, aqui o TDP máximo é de 85W no modo de performance. Por isso a GPU escolhida foi a NVIDIA GeForce RTX 3050 Ti. 

Continua após a publicidade

Ainda assim, outros componentes de hardware permanecem os mesmos, incluindo o processador Intel Core i9 12900H com 14 núcleos, até 32 GB de RAM LPDDR5 5200 e até 2 T de SSD PCIe 4.0. De acordo com a ASUS, nessa configuração o Zenbook Pro 14 Duo OLED é até 400% mais veloz em termos de CPU e até 980% superior em GPU, quando comparado aos modelos anteriores da série Duo 14. 

Em termos de construção, temos espessura de 17,9mm e peso de 1,7Kg. A capacidade de bateria do Zenbook Pro 14 Duo OLED é de 76Wh. 

Mais uma… Duas telas espetaculares!

Enquanto o Zenbook Pro 16X OLED utiliza o mecanismo AAS Ultra para erguer o teclado, a versão de 14 polegadas muda a regra do jogo ao adicionar uma segunda tela, também OLED, à porção inferior do chassi. Essa configuração desloca o teclado para baixo, enquanto o touchpad é posicionado à direita. 

O resultado é uma configuração "única" de telas, que pode ser utilizada tanto para expandir a visualização do conteúdo quanto para trabalhar em diferentes apps ou interfaces simultaneamente. Um dos exemplos mais utilizados é o de um editor de vídeo, que pode fazer a edição na tela superior e manter a Timeline de navegação na tela secundária. 

A tela principal é touch (com suporte à ASUS Pen 2.0) e tem tamanho de 14,5 polegadas, resolução 2,8K, proporção 16:10 e taxa de atualização de 120Hz - tudo isso ao mesmo tempo em que entrega 100% de cobertura da especificação DCI-P3. Já a segunda tela (também com suporte a toques) tem tamanho de 12,7 polegadas, mantendo o mesmo refresh rate de 120Hz. O brilho máximo de ambas é de 500 nits. 

Zenbook Pro 14X OLED Duo

Preço e disponibilidade

Os novos Zenbook Pro 16X OLED e o Zenbook Pro 14 Duo OLED devem ter seus preços e data de lançamento divulgados na COMPUTEX 2022, evento sediado em Taipei, com início programado para o dia 24 de maio. O Mundo Conectado trará todas as novidades em primeira mão para vocês. Fiquem ligados nas próximas semanas! 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: ASUS
User img

Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.