Apple, Google e Microsoft querem eliminar o uso de senhas
Créditos: TheDigitalWay / Pixabay

Apple, Google e Microsoft querem eliminar o uso de senhas

Soluções das empresas está, provavelmente, na palma da sua mão

Hoje, dia 5 de maio, também é "comemorado" o Dia Mundial da Senha. A data foi criada com o objetivo de conscientizar os usuários da internet a valorizar a segurança online. Aproveitando o dia, a Apple, Google e Microsoft anunciaram juntas os seus planos para eliminar a necessidade das senhas. Curiosamente, a solução não é nada tão futurístico assim: está no seu celular. 

04/05/2022 às 17:45
Notícia

Maior fábrica da Apple é fechada após casos de Covid-19

Lockdown afetará produção do iPhone 13 e preparativos para o iPhone 14

Sem senha e sem ciberataques?

A proposta conjunta das três grandes empresas de tecnologias não é algo tão complexo de entender. Para ser sincero, você provavelmente já utiliza a autenticação de dois fatores para alguma conta online. O processo é esse: você realiza o login na sua conta e uma janela indica para você autenticar com algum código enviado ao celular, e-mail ou apenas confirmar o acesso através do aplicativo do serviço. É assim com a Amazon e com o próprio Google, por exemplo.

Apple, Google e Microsoft se comprometeram com o desenvolvimento ao suporte de login sem senha (passwordless em inglês) para todos as suas plataformas em 2023. O ecossistema de autenticação física estará disponível para os smartphones Android, iOSnavegadores Chrome, Edge e Safari e para os sistemas operacionais Windows e macOS.

A integração do login sem senha utilizará autenticadores físicos: o próprio celular. Esse sistema de autenticação através do smartphone é eficiente para evitar ciberataques pois exige que o hacker tenha algo "físico" para concluir a invasão à conta.

Autenticador físico: o contragolpe nos hackers

Golpes de phishing, que envolvem um site falso para roubar a senha da vítima, ficam menos eficientes quando o login é realizado por uma autenticação através do smartphone. Além disso, o usuário não precisará decorar diversas senhas, esforçar a criatividade para criar uma nova e evita que uma senha repetida comprometa diversas outras contas. 

Esse tipo de autenticação também elimina a necessidade de anotar as senhas. Alguns anos atrás, a Evernote sofreu ataques de cibercriminosos que buscavam senhas de carteiras de criptomoedas salvas por usuários que usavam o serviço de notas da empresa para guardar dados sigilosos. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.