Empresa espacial resgata foguete no ar com helicóptero; missão é histórica, mas não foi perfeita
Créditos: rocketlabusa.com

Empresa espacial resgata foguete no ar com helicóptero; missão é histórica, mas não foi perfeita

O primeiro estágio foi resgatado do oceano por meio de um barco, mas o resultado ainda pode ser considerado muito positivo

Seguindo a tendência iniciada por Elon Musk, o famoso CEO da SpaceX e o possível futuro dono do Twitter, a Rocket Lab, uma companhia de lançamento espacial na Nova Zelândia, foi a pioneira em capturar, com a ajuda de um helicóptero, partes de um foguete ainda no ar — com a missão conhecida como “There And Back Again” (“Lá e de volta novamente”, em uma tradução livre). Mesmo que o objetivo inicial fosse recuperar o item em terra, com o auxílio da aeronave e paraquedas, foi necessário ser solto pelo mar — significando um êxito parcial, e definitivamente um resultado positivo.

Esta é uma investida que visa reduzir os gastos, reutilizando tecnologias complexas e nada baratas. O foguete Electron foi lançado no período da manhã da última terça-feira (3), no horário da Nova Zelândia. Trinta e quatro satélites foram transportados para órbita terrestre durante o segundo estágio do lançamento. Já o primeiro estágio voltou em direção ao solo, preso por um paraquedas. Nessa etapa, o helicóptero começou a desempenhar a sua função, e balançou uma linha, com um gancho abaixo da aeronave, para conseguir se prender no paraquedas anexado ao propulsor.

Confira algumas capturas que imortalizaram o momento:

Assim como explicado no começo da matéria, apesar de ter sido um resultado bem-sucedido, a carga excedeu os limites de segurança, e tiveram que abandonar — fazendo então o primeiro estágio cair no oceano, e recolhido posteriormente por um barco, pronto para a tarefa. O resultado pode não ter sido perfeito, todavia, segundo Peter Beck, fundador da Rocket Lab:

“Trazer um foguete de volta do espaço e pegá-lo com um helicóptero é uma espécie de balé supersônico. Um grande número de fatores precisa se alinhar e muitos sistemas precisam trabalhar juntos sem falhas, por isso estou incrivelmente orgulhoso dos esforços estelares de nossa equipe de recuperação e de todos os nossos engenheiros que fizeram desta missão e nossa primeira captura um sucesso.”

07/02/2022 às 11:04
Notícia

Vídeo impressionante da SpaceX mostra foguete se separando a ...

Pela primeira vez é possível conferir todas as etapas do processo lançamento em alta definição

O potencial dessas evoluções é imensurável. Em um futuro não muito distante, pode ser a diferença entre viabilizar ou não missões espaciais mais complexas, que hoje em dia são extremamente inacessíveis devido aos custos elevados. E você? O que achou? Deixe a sua opinião no campo de comentários e nas nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: g1.globo.com, cnnbrasil.com.br, extremetech.com, rocketlabusa.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.