App nocivo detectado: o que significa essa notificação no Android e como resolver
Créditos: pixabay.com / Publicado por "BiljaST"

App nocivo detectado: o que significa essa notificação no Android e como resolver

Confira algumas dicas para proteger a integridade dos seus dados

Você já se deparou com a mensagem “App nocivo detectado” no seu smartphone rodando o sistema operacional Android? Inicialmente, alguns podem pensar que evitar a instalação de softwares modificados seja o suficiente, mas isso seria apenas uma parcela da verdade. Sim, programas criados por terceiros sem a devida autorização representam diversos perigos, e podem criar brechas de segurança; contudo, nos últimos dias, outras situações representam perigos consideráveis. Pensando nisso, criamos esta matéria para ajudá-lo a entender melhor o problema.

O objetivo principal do alerta

O aviso é originado pelo Google Play Protect, e o objetivo é proteger o indivíduo contra malwares e outros perigos da rede mundial de computadores. Quanto mais um sistema operacional é popular, mais chama a atenção de hackers.  A ferramenta escaneia os aplicativos do Google Play Store, para assegurar que está sendo baixado a versão legítima do app, e não uma versão clonada e/ou adulterada. Ao identificar possíveis fraudes, o aviso “App nocivo detectado” é disparado. Sendo assim, é sinal que o verificador identificou aspectos suspeitos em um produto digital baixado ou em APKs.

Consideram-se “aplicativos nocivos” aqueles que representam ameaças de segurança aos dados armazenados em um smartphone. Os celulares são usados para muitas funções importantes do dia a dia, como transações bancárias e trocas de mensagens com conteúdos privados, e vazamentos dessas informações representam um grande risco. Um invasor poderia acessar remotamente os dados daquela plataforma, não sendo necessário nem sequer estar em posse do hardware para conseguir concluir o ataque.

Cuidados fundamentais

Ok. Os problemas que aplicativos adulterados podem causar ficaram claros. Porém, a pergunta que muitos fazem é: eu não instalei softwares por meio de fontes não oficiais e ainda assim o aviso é disparado. O que eu faço? É válido ressaltar, nesta situação, que apesar do Google Play Store fazer verificações antes de aceitar apps na plataforma, ainda assim é possível que as medidas de segurança sejam dribladas.

Então, quando problemas forem detectados, tomarão as medidas necessárias para impedir que mais pessoas baixem aplicativos suspeitos. Se você já tiver instalado algo clonado no seu celular, a verificação do Play Protect entrará em ação, e o aviso será disparado. Obviamente, se você insistir em instalar APKs de fontes alternativas no seu smartphone, está aceitando o risco em potencial que a ação poderia causar — inclusive, uma mensagem explicando os perigos é compartilhada quando um usuário decide permitir que “apps de fontes desconhecidas” sejam acionados no dispositivo.

Instalar um antivírus confiável é um jeito de preservar a integridade dos seus dados, e mesmo sem softwares de segurança adicionais, o Play Protect fará o possível para protegê-lo. Se você identificar que foi vítima de um programa suspeito, os recursos fornecidos pelo antivírus serão de grande ajuda.

Outra dica importante é analisar a lista de apps instalados no seu celular. Se identificar nomes desconhecidos, vale a pena pesquisar para verificar a procedência.

Continua após a publicidade

Como sempre, a melhor atitude para evitar problemas sérios é a pensar duas vezes antes de instalar serviços e recursos de locais desconhecidos. Se já for tarde demais para a etapa de precaução, as dicas acima ajudarão a mitigar os problemas causados. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: techtudo.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.