Menos de 0,2% do mercado: demanda por TVs 8K ainda é insignificante
Créditos: Reprodução/Shutterstock

Menos de 0,2% do mercado: demanda por TVs 8K ainda é insignificante

Vendas de aparelhos com a tecnologia caíram e devem seguir em queda, segundo pesquisa

Quando surge uma nova tecnologia, leva algum tempo até muitas pessoas começarem a utilizá-la e seu mercado se movimentar. Foi assim com as TVs e suas transmissões Full HD e, posteriormente, 4K. E apesar do 8K Ultra HD ser a evolução 'natural', está demorando mais do que o esperado para se popularizar. O principal motivo é a falta do que assistir na resolução, pois seu suporte ainda é reduzido e há somente um canal que a usa em sua transmissão: a emissora japonesa NHK.

De acordo com estudo da Omdia, empresa de pesquisa de mercado, o interesse em televisores 8K caiu e deve continuar caindo, Em 2021, a categoria representou somente 0,15% das vendas de aparelhos em 2021. Dessas, 65% eram da Samsung, que também teve queda no número de comercializações em relação aos anos anteriores.

Os números fizeram com que a projeção de número de TVs 8K nos lares ao redor do mundo para 2026 caísse significativamente. Segundo a Omdia, a previsão atual é de que elas cheguem a 2,7 milhões de casas - a anterior dizia que seriam 9 milhões.

Além da NHK ser o único canal com transmissão em 8K, há muito pouco conteúdo na resolução disponível fora do Japão. Mesmo no país asiático, os consumidores têm pouco interesse nos televisores com a tecnologia disponível.

Evolução do 4K e pouco uso no streaming 'prejudicam' 8K

O pouco interesse também pode ser explicado pela evolução dos próprios recursos do 4K. Hoje em dia, os clientes pagam menos em aparelhos com painéis OLED, que oferecem HDR preciso e maior brilho. Além disso, as TVs mais novas também suportam taxas de atualizações variáveis e modo de baixa latência para games. Ou seja, há novas possibilidades no 4K que tornam o upgrade desnecessário para muitos.

E além de tecnologia 'física' e emissoras que transmitem em 8K, a resolução não tem impacto no mundo do streaming, considerado um dos principais mercados. A Netflix, maior plataforma da área, ainda tenta consolidar o 4K em seus produtos e não o domina completamente. Isso faz com que o suporte completo ao 8K seja uma realidade distante.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: ExtremeTech
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.