Eta Aquáridas: brasileiros verão chuva de meteoros nesta semana; como avistar
Créditos: Justin Ng / space.com

Eta Aquáridas: brasileiros verão chuva de meteoros nesta semana; como avistar

Moradores do Ceará terão uma experiência privilegiada

A chuva de meteoros conhecida como Eta Aquáridas, resultado dos destroços do famoso Cometa Halley, será visível para os observadores entre o período do amanhecer entre 4, 5 e 6 de maio, de acordo com a EarthSky. Segundo previsões da American Meteor Society, o pico será no dia 5 de maio, quinta-feira. O nome desse evento é uma homenagem ao cometa que é visível, aqui na Terra, em ciclos de 76 anos — o último foi em 1986, e o próximo, será em meados de 2061, apesar de ser uma estimativa até então.

O evento será avistado com facilidade no Hemisfério Sul, mesmo também sendo possível a observação no Hemisfério Norte. No Norte, os meteoros estarão visíveis em um ponto mais baixo do céu, e passarão pelo horizonte da Terra, mediante informações compartilhadas pela NASA. A chuva de meteoros viaja com extrema velocidade, atingindo até 238 mil quilômetros por hora. Rastros brilhantes embelezarão o céu por alguns segundos, após a conclusão da travessia.

(Créditos: cdn.mos.cms.futurecdn.net)

Espera-se, em média, por volta de 40 estrelas cadentes por hora — e, como é comum em situações similares, será mais fácil a observação em locais afastados do brilho das grandes cidades. A chuva de meteoro está ativa desde o dia 19 de abril, quinta-feira. Mesmo que o auge seja na próxima madrugada, o evento estará disponível até o dia 28 de maio. Lauriston Trindade, astrônomo amador, afirma:

Não costuma falhar: é uma chuva de meteoros muito estável, a quantidade é constante.

 

Este é considerado um dos melhores eventos do seu segmento no ano inteiro, pois além do número elevado de cometas, a fase lunar ajudará a observação, sem ofuscar a atração principal. Quem estiver no Ceará poderá ter uma experiência diferenciada, pois o Estado está próximo da Linha do Equador.

07/04/2022 às 19:00
Notícia

Passagens de meteoros são registradas no Nordeste e Sul do pa...

Observatórios e cinegrafistas amadores flagraram corpos celestes nas capitais Porto Alegre, Maceió, A...

Continua após a publicidade

Se tiver interesse em acompanhar este acontecimento singular, não se esqueça de compartilhar as suas opiniões no campo de comentários e nas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: diariodonordeste.verdesmares.com.br, cnnbrasil.com.br Fonte: people.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.