Pixeis de som: pesquisadores criam alto-falante fino como uma folha de papel
Créditos: Imagem/ Reprodução MIT News

Pixeis de som: pesquisadores criam alto-falante fino como uma folha de papel

Tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores do MIT e pode atuar como cancelamento de ruído ativo

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology, MIT, desenvolveram uma tecnologia de um alto-falante tão fino quanto uma folha de papel. A novidade foi divulgada pela própria página de notícias do Instituto, na última semana, e descrita em um artigo científico cujos autores são Jinchi Han, um pós-doc no ONE Lab, Vladimir Bulovic, líder do Laboratório de Eletrônica Orgânica e Nanoestruturada (ONE Lab), e o coautor sênior Jeffrey Lang, professor de engenharia elétrica da Vitesse. 

Segundo a descrição, o projeto é financiado, em parte, por uma bolsa de pesquisa da Ford Motor Company e apoio da Lendlease, Inc

 

Como funciona? 

De acordo com a descrição, esta nova tecnologia tem um funcionamento diferente dos alto-falantes para fones de ouvido padrão. O design no alto-falante de filme fino apresenta um material piezoelétrico moldado que se move quando a tensão é aplicada sobre ele, e depois move o ar acima dele, gerando o som. O dispositivo possui pequenas cúpulas com este material piezoelétrico que podem vibrar livremente para a produção do som. 

02/05/2022 às 15:38
Artigo

Elon Musk revela seus planos para o futuro da humanidade e Marte

Segundo o homem mais rico do mundo, a primeira pessoa vai ao planeta vermelho já em 2030

O MIT News explica que cada cúpula possui 15 mícrons de altura, aproximadamente um sexto da espessura de um fio de cabelo humano, que vibram para cima e para baixo a uma distância de meio mícron. 

O estudo ainda aponta que o consumo energético do dispositivo é de cerca de 100 miliwatts de potência por metro quadrado de área de alto-falante.

Aplicações 

Além do potencial lógico em prováveis alto-falantes e microfones, a pesquisa ainda aponta para o uso da nova tecnologia como cancelamento de ruído ativo em ambientes com muito barulho. O exemplo utilizado é uma cabine de avião, onde o material pode ser instalado para gerar um som de mesma amplitude, mas de fase oposta, para cancelar o ruído.  

Outra possibilidade é a criação de um áudio tridimensional em um teatro ou em um parque temático. “É incrível pegar o que parece ser uma folha de papel fina, anexar dois clipes a ela, conectá-la à porta de fone de ouvido do seu computador e começar a ouvir os sons que emanam dela. Pode ser usado em qualquer lugar. Basta um pouquinho de energia elétrica para funcionar”, explicou o pesquisador Vladimir Bulovic

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TheNextWeb Fonte: MIT
User img

Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.