Vulcão submarino já provocou 85 mil terremotos na Antártida
Créditos: Pixabay/Reprodução

Vulcão submarino já provocou 85 mil terremotos na Antártida

Série de terremotos ocorreram entre agosto a novembro de 2020

Localizado próximo à Antártida, um vulcão submarino há muito adormecido, pode ter entrado em erupção e causado cerca de 85 mil terremotos na localidade.

Uma série de terremotos foi relatada em agosto de 2020 pelas estações de pesquisa que ficam próximas ao local.

Esses terremotos tiveram seu pico em agosto e perduraram até novembro de 2020, e agora os pesquisadores procuram saber com exatidão o que pode ter causado esses terremotos.

02/04/2022 às 13:00
Artigo

20 imagens incríveis do universo capturadas pelo Telescópio E...

Satélite artificial da NASA está no espaço há mais de 30 anos e já mapeou centenas de milhares de gal...

O vulcão causou esses terremotos?

O vulcão submarino é conhecido como Orca Seamount, se eleva a 2.950 pés do fundo do mar e fica localizado perto da Ilha Rei George, na Antártida, no Estreito de Bransfield. A localização também abriga a placa tectônica de Phoenix que, segundo um estudo de 2018, está “cavando” abaixo da placa continental da Antártida. Essa “dança de placas” acaba criando inúmeras zonas de falhas na área, que esticam a crosta terrestre e abrem fendas; resultando em eventos como esse.

A sismóloga Simone Cesca, do Centro Alemão de Pesquisas em Geociências, em Potsdam, relatou ao Live Science que intrusões parecidas com essa aconteceram em outros lugares do nosso planeta. Cesca declarou que temos sorte de ter presenciado esse fenômeno. Normalmente esses acontecimentos ocorrem em “escalas de tempo geológicas”, não no tempo de vida de um ser humano.

Os pesquisadores das estações de pesquisa da Ilha King George utilizaram dados recolhidos por eles, além do sistema global de navegação por satélite e conseguiram medir o deslocamento do solo. Com isso, eles acreditam que a série de terremotos foram causados pelo Orca Seamount; terremotos com magnitudes de 5,9 e 6,0 em outubro e novembro, respectivamente. Eles podem ter causado a ruptura no solo e a ilha King George se moveu cerca de 10 centímetros. Infelizmente, para corroborar seus dados e ter certeza sobre a origem dos terremotos, é necessário uma incursão ao fundo do oceano.

As descobertas dos pesquisadores podem ser vistas na Communications Earth & Environment.

Via: Live Science Fonte: Communications Earth & Environment

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.