Cinemas russos estão exibindo filmes piratas baixados por torrent
Créditos: Warner/Reprodução

Cinemas russos estão exibindo filmes piratas baixados por torrent

Indústria cinematográfica russa passa por crise sem precedentes

A pirataria, embora ilegal na Rússia, parece ter dominado as salas de cinema por todo país. 

Devido a invasão da Ucrânia pela Rússia, diversos países ocidentais implementaram sanções contra o país. Essas sanções atingem vários setores, inclusive o de entretenimento, o que acabou resultando na exibição de filmes "baixados" via torrent em cinemas russos.

As restrições impostas por países alinhados com a defesa da Ucrânia tem o apoio de diversas empresas do setor de entretenimento, como Amazon, Netflix, Spotify, além de estúdios de cinema, como Paramount, Warner e Disney, que anunciaram a suspensão de exibição de suas produções em território russo. Mas parece que o povo russo conseguiu driblar essas restrições.

22/04/2022 às 12:00
Notícia

Netflix: todos os lançamentos de maio de 2022

Estreia da quarta temporada de Stranger Things e novos episódios de Love, Death & Robots são as p...

Mercado cinematográfico russo em crise

A ação teve um impacto gigantesco e sem precedentes para a indústria cinematográfica russa, e a Russia’s Association of Cinema Owners (Associação de Proprietários de Cinema da Rússia), que representa cerca de 700 cinemas e 2.600 salas em todo país emitiu uma declaração sobre o ocorrido:

Expressamos preocupação com a alta probabilidade de liquidação de toda a indústria cinematográfica do país no contexto das sanções em larga escala e sem precedentes por vários estados contra a Federação Russa, incluindo aqueles diretamente relacionados aos cinemas”, disse o comunicado. 

Infelizmente, a quantidade e a qualidade dos filmes russos lançados ao público não atendem toda a demanda dos cinemas por conteúdo. Além disso, o lançamento de alguns filmes russos, por motivos desconhecidos para nós, foi adiado das próximas datas ou completamente cancelado, apesar de esses filmes terem recebido apoio estatal para a produção.

Existe uma previsão de perda de receita de 80% para o setor. Isso ligou um alerta e alguns locais tomaram uma atitude: exibir filmes baixados ilegalmente.

No Telegram, e outra redes sociais populares na Rússia, começaram a circular várias postagens de cinemas, em diversas regiões do país, exibindo filmes como The Batman (Warner), Não Olhe Para Cima (Netflix) e Red: Crescer é uma Fera (Disney/Pixar), além de outros títulos.

Continua após a publicidade

 

No dia 21 de abril, no centro de arte contemporânea em Moscou, aconteceu um evento especial com a exibição de The Batman. Os organizadores declararam que se tratava de uma performance artística com comentários sobre a saída de Hollywood da Rússia. O filme havia sido “baixado” via torrent e com dublagem em russo.

Embora alguns cinemas tenham alegado que não são eles que estão exibindo os filmes, mas outras empresas que alugam o espaço, o fato é que a indústria sofreu um duro golpe com todo o ocorrido e algumas iniciativas - embora ilegais - estão tentando manter o mercado ativo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: torrentfreak
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.