Como liberar espaço no seu PC depois de atualizar para o Windows 11
Créditos: Shutterstock

Como liberar espaço no seu PC depois de atualizar para o Windows 11

Você pode fazer isso de duas maneiras diferentes

O Windows 11 já está disponível há alguns meses e muitas pessoas já atualizaram seu sistema operacional. Se você foi uma dessas pessoas que já possuía o Windows 10 e atualizou para o 11 - ou vai instalar uma grande atualização do Windows 11 no futuro - irá perceber que um pouco de espaço do seu HD começa a ser ocupado “do nada”.

Isso acontece porque o Windows mantém uma cópia dos arquivos do seu sistema da versão antiga do Windows. Dessa forma, se você tiver algum problema na hora de atualizar o, é possível voltar para a versão anterior sem perder nenhum dado e tentar fazer a atualização novamente quando tudo estiver certo.

Mas se você não teve nenhum problema com a atualização e está precisando de espaço livre para seus arquivos, é possível excluir esses arquivos antigos. 

IMPORTANTE: Se você excluir esses arquivos antigos não poderá mais restaurar a versão anterior no Windows. Tendo isso em mente, apenas exclua os arquivos se tiver certeza que tudo está funcionando bem.

Para excluir esses arquivos, existem duas maneiras de fazer isso. Uma delas é acessando as Configurações do sistema e outra é usando o recurso da Limpeza de Disco. Vou te ensinar dos dois jeitos e você escolhe a que achar melhor:

Excluindo os arquivos pelas Configurações:

Passo 1: Abra o menu Iniciar e clique em “Configurações

Passo 2: Nas configurações, clique em “Armazenamento

Continua após a publicidade

Passo 3: Dentro de Armazenamento, clique em “Arquivos temporários

Passo 4: Procure uma opção chamada “Limpeza do Windows Update” 

Você pode deixar as outras caixas desmarcadas, se achar que os outros arquivos são importantes. Mas certifique-se de que a opção “Downloads” não esteja habilitada, pois isso vai excluir a maioria dos seus arquivos baixados.

Feito isso, clique no botão “Remover arquivos” na parte superior da lista. Esse processo deve levar alguns minutos.

 

Excluindo os arquivos pela Limpeza de Disco

Se você prefere usar as ferramentas antigas do Windows, é possível usar o recurso “Limpeza de Disco” para liberar mais espaço no seu computador depois de atualizar para o Windows 11. Veja como fazer:

Passo 1: Abra o menu Iniciar e use a barra de pesquisa para procurar por “Limpeza de disco” e clique.

Continua após a publicidade

Passo 2: Uma caixa poderá abrir perguntando qual unidade você deseja verificar (se tiver mais de uma). Escolha a unidade onde está sua instalação do Windows.

Passo 3: Assim que a verificação terminar, você verá uma lista dos tipos de arquivos que podem ser excluídos, mas os arquivos que você deseja ainda não estão aí. Clique no botão “Limpar arquivos do sistema”. É necessário ter uma conta com privilégios de Administrador.

Passo 4: Procure por “Limpeza do Windows Update” e marque a caixa ao lado. Verifique se você não marcou nenhuma outra caixa que possa possuir arquivos importantes.

Passo 5: Clique em OK para excluir os arquivos.

Pronto! Fazendo isso você conseguirá liberar algum espaço em disco após seu PC ter sido atualizado para o Windows 11. Vale lembrar que isso só se aplica a atualizações usando o Windows Update.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: XDA Developers
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator no Mundo Conectado, Adrenaline e ASUS Fanáticos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.