Grupo Volkswagen confirma: Porsche e Audi vão entrar na Fórmula 1 em 2026
Créditos: Getty Images/Red Bull Content Pool - Reprodução

Grupo Volkswagen confirma: Porsche e Audi vão entrar na Fórmula 1 em 2026

Reformulações e maior popularidade da categoria atraíram a montadora

Porsche e Audi entrarão para a Fórmula 1, a elite do automobilismo, a partir de 2026. O anúncio foi realizado pelo diretor executivo da Volkswagen, Herbert Diess.

O aumento da popularidade da F1 e a reformulação técnica que a categoria terá daqui a quatro anos são os principais motivadores da empreitada.

Na temporada atual da Fórmula 1, temos dez equipes, cada uma delas com dois pilotos no grid; são elas: Scuderia Ferrari, Mercedes AMG Petronas, Aston Martin F1 Team, Red Bull Racing, McLaren, Williams Racing, Haas F1 Team, Alpine F1 Team, Scuderia Alpha Tauri e Alpha Romeo. Ainda não se sabe se o número de equipes irá aumentar em 2026 para a entrada de uma das marcas, mas a pretensão da Audi é adquirir uma das equipes menores que já estão na F1, como a Aston Martin ou Williams, ao invés de iniciar uma equipe nova. Essa questão ainda deixa em suspenso se a Audi realmente irá garantir um lugar na F1 daqui a quatro anos.

Já a Porsche tem interesse em fornecer motor às equipes estabelecidas, como a Red Bull Racing, então sua entrada na Fórmula 1 já é dada como certa em 2026.

Na Porsche, isso já é relativamente concreto. Na Audi, não tanto”, disse Diess, em uma entrevista transmitida pela Volkswagen. “Você não pode entrar na Fórmula 1 a menos que a janela de tecnologia se abra. É preciso uma mudança de regra para chegar lá”, acrescentou o diretor-executivo, salientando esse fator como decisivo para a entrada das duas marcas na F1.

A partir de 2026, a Fórmula 1 irá adotar ações mais sustentáveis, começando pelos motores. Eles manterão a tecnologia V6 turbo, mas haverá a troca da bateria elétrica MGU-H pela MGU-K, entregando cerca de 476 cv pelo motor de combustão e o motor elétrico; combustível será 100% neutro em CO2; teto de gastos será de US$ 140 milhões (R$ 666 milhões na cotação atual).

É esperado que a Audi e a Porsche deixem de competir em outras categorias para investir seus esforços apenas na Fórmula 1. Essa é uma oportunidade que a Volkswagen não quer perder e para qual tem se dedicado. “Você precisa de um novo desenvolvimento de motor e para fazer um novo desenvolvimento de motor, você precisa de três ou quatro anos”, analisou Diess.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Grande Premio
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.