Telescópio James Webb está pronto para capturar fotos do universo
Créditos: Divulgação/NASA

Telescópio James Webb está pronto para capturar fotos do universo

NASA diz que imagens do JWST estão melhor do que o esperado

Toda notícia sobre o progresso do Telescópio James Webb é um grande motivo de comemoração. A NASA divulgou que o JWST (James Webb Space Telescope) está com todos os seus sensores alinhados, o que permitirá a captura de fotos do espaço profundo para desvendar os mistérios do Universo. Apesar disso, a agência espacial americana ainda precisa realizar os testes finais nos instrumentos do James Webb até ele ficar totalmente operacional.

11/04/2022 às 14:47
Notícia

Júpiter será um dos primeiros objetos observados pelo James Webb

Telescópio usará seus poderosos sensores para espiar "vizinho" da Terra

James Webb saindo melhor que a encomenda

NASA divulgou em sua declaração que as imagens de testes do JWST estão "saindo melhor do que as previsões mais otimistas da equipe [responsável pelo telescópio]". Isso é enorme alívio para todo os envolvidos no projeto e para as agências americana, canadense e europeia (e seus respectivos governos). O custo total do Telescópio James Webb beirou os 10 bilhões de dólares. Com todas essas imagens de alta qualidade e valor investido, os cientistas podem contar com os melhores resultados para o estudo das primeiras galáxias, primeiras estrelas e exoplanetas com potencial de abrigar vida. 

Entretanto, o JWST só estará totalmente operacional em julho. Pelos próximos dois meses, a NASA realizará os testes finais dos outros instrumentos do telescópio, como a câmera infravermelho e espectrômetro. A sua primeira missão é um segredo, mas já foi revelado que no seu primeiro ano o James Webb estudará Júpiter. E que venha julho e agosto para sabermos dos primeiros resultados "oficiais" do JWST.

James Webb: anos de produção até o lançamento

 

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

25/03/2022 às 15:30
Notícia

Primeiro "alvo" do telescópio James Webb é um segre...

Pequena galáxias vizinhas serão estudadas pelo telescópio em um futuro próximo

Continua após a publicidade

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.