Toda notícia sobre o progresso do Telescópio James Webb é um grande motivo de comemoração. A NASA divulgou que o JWST (James Webb Space Telescope) está com todos os seus sensores alinhados, o que permitirá a captura de fotos do espaço profundo para desvendar os mistérios do Universo. Apesar disso, a agência espacial americana ainda precisa realizar os testes finais nos instrumentos do James Webb até ele ficar totalmente operacional.
Júpiter será um dos primeiros objetos observados pelo James Webb
Telescópio usará seus poderosos sensores para espiar "vizinho" da Terra
James Webb saindo melhor que a encomenda
A NASA divulgou em sua declaração que as imagens de testes do JWST estão "saindo melhor do que as previsões mais otimistas da equipe [responsável pelo telescópio]". Isso é enorme alívio para todo os envolvidos no projeto e para as agências americana, canadense e europeia (e seus respectivos governos). O custo total do Telescópio James Webb beirou os 10 bilhões de dólares. Com todas essas imagens de alta qualidade e valor investido, os cientistas podem contar com os melhores resultados para o estudo das primeiras galáxias, primeiras estrelas e exoplanetas com potencial de abrigar vida.
Entretanto, o JWST só estará totalmente operacional em julho. Pelos próximos dois meses, a NASA realizará os testes finais dos outros instrumentos do telescópio, como a câmera infravermelho e espectrômetro. A sua primeira missão é um segredo, mas já foi revelado que no seu primeiro ano o James Webb estudará Júpiter. E que venha julho e agosto para sabermos dos primeiros resultados "oficiais" do JWST.
James Webb: anos de produção até o lançamento
O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.
Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.
Primeiro "alvo" do telescópio James Webb é um segre...
Pequena galáxias vizinhas serão estudadas pelo telescópio em um futuro próximo
Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.